Moda Masculina

Corrente na calça: a moda dos anos 90 que voltou

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver um acessório que foi muito usado na década de 90 e que voltou com certa força para este ano, eu estou falando da corrente, ou melhor da corrente na calça.

Como muitos já devem ter percebido, atualmente estamos vivendo um resgate de tudo, ou quase tudo, que esteve na moda durante as décadas passadas. Podemos destacar a volta das cores fluorescentes, do hype em cima dos Dad Sneakers, do crescente uso da Logomania, da camisa amarrada na cintura e muito mais.

Em se tratando de acessórios, notamos que houve um aumento na preferência pelas bandanas nos últimos anos e agora pela corrente na calça, tema deste artigo e que veremos com mais detalhes a seguir. Bora conferir?

Looks com corrente na calça

Calça com corrente

Muito popular nos anos 90, a corrente pendurada na calça traz um ar de rebeldia ao visual. Era bastante usada pelos skatistas e motociclistas “Old School” para prender a carteira, evitando a perda durante as manobras com o skate ou nas viagens com as motocicletas.

Contudo, na mesma época passou a ser usada pelos rappers americanos com o único propósito de enfeitar as famosas calças Big (ou Baggy), aquelas extremamente largas que hoje em dia são mais conhecidas como Loose fit.

Portanto, a usabilidade inicial da corrente na calça era pendurar as chaves e a carteira, mas dado certo momento, sua função também assumiu o papel de complementar o estilo do usuário que busca evidenciar sua personalidade e gostos pessoais através das vestimentas.

Homem usando roupa de alfaiataria

Com relação às calças, qualquer modelagem das que são feitas em jeans vai ficar legal com a corrente presa nela, seja ela reta, slim fit ou a mais apertada chamada de skinny. As calças de alfaiataria, sarja e Chino também podem receber o acessório.

Se a calça usada tiver variantes da cor cinza, a corrente perde o destaque e se torna só mais um detalhe num todo. Ou seja, ela não fica em evidência, como observado na foto acima. Aqui nós temos o acessório inserido num look todo em alfaiataria. Vejam como a corrente está sutil.

Blog de moda masculina: calça com corrente

Ideal para os festivais de música que vão ocorrer este ano, como o Lollapalooza e o Rock in Rio, e para quem vai para a balada e bebe todas, a corrente conectada à carteira contribui para que não seja perdida, além da já citada função agregadora de estilo.

Em outfits monocromáticos, sobretudo em preto, ela ganha destaque por ser de metal brilhoso. Falando nisto, as correntes geralmente são de metais, porém existem variações do acessório em couro e camurça trançados e pode ser única, dupla, fina ou grossa.

Homem com roupa social costume azul

As grifes italianas Dolce Gabbana e Versace também apostaram na tendência da calça com corrente. A Versace está vendendo a corrente no site deles pensando na primavera e verão e a Dolce Gabbana trouxe a corrente dupla em um dos seus últimos desfiles de moda masculina.

Aliás, desde o começo de 2017, as marcas vêm acreditando nesta tendência e aos poucos ela está sendo incluída nas coleções de moda masculina e feminina. O que vocês acham, vale a pena apostar neste acessório?

Macacão masculino camuflado

Só para vocês terem uma noção de como esta tendência está ganhando força ultimamente, na Europa a corrente usada juntamente com a calça dominou os looks dos influenciadores de lá. E as combinações foram as mais diversas e criativas possíveis.

Apareceu em looks casuais, em composições mais formais, como visto anteriormente, e na moda de rua, o famoso streetwear. Reparem como a corrente foi bem aplicada junto ao macacão. Eu gostei e vocês?

Como e onde prender a corrente na calça?

Acessório masculino: corrente na calça

A forma mais clássica de usar este acessório é pendura-lo na lateral da calça. A corrente tem que ser presa no passante dianteiro da calça e a outra ponta pode estar conectada a uma carteira ou ao molho de chaves.

Dá para usar de ambos os lados da calça com uma de cada lado, mas a ressalva fica por conta da ocasião (local ou evento frequentado) e se o estilo ou personalidade da pessoa combina, pois, caso contrário, acaba ficando estranho.

Look masculino casual com corrente na calça

Outra variação é pendurar uma corrente na frente e a outra ficar caída na lateral, assim como eu vi no site da jornalista de moda Lilian Pacce de onde eu tirei algumas informações para elaborar este texto. Visitem o site dela que tem mais fotos para inspiração.

Pode ser usada com outros acessórios? Sim, mas tenham o bom senso de colocar os demais acessórios em cores neutras, para não criar uma rivalidade entre os itens e não carregar o look.

Look masculino com jaqueta Varsity

Quase ia me esquecendo de dizer que muitas calças e bermudas já trazem a corrente embutida nelas. Encontrei algumas pesquisando nas lojas que visitei. Outra informação é que a corrente não precisa necessariamente ser acoplada às chaves ou carteira, ela pode ser presa somente nos passantes das calças.

Gostaram da inspiração acima com jaqueta Varsity, corrente dupla e tênis branco? Lembrando que eu fiz um artigo sobre este modelo de jaqueta e o link está na área de indicação de leitura. Corram que lá tem ótimas dicas também.

Bermuda com corrente na lateral

O artigo não é sobre corrente na calça? Sim, mas resolvi trazer o outfit acima para mostrar que há a possibilidade de o item ser inserido em composições com bermuda também. Fica como sugestão para vocês que gostam de se vestir de forma mais despojada.

Onde comprar: Para comprar a calça com a corrente já inclusa ou, até mesmo, uma bermuda com o acessório, nos sites da C&A e da Riachuelo têm alguns modelos disponíveis. Nas lojas físicas, eu achei na Riachuelo, mas como não visitei as outras lojas, pode ser que tenham também.

Agora, se a intenção for só de comprar a corrente, no Mercado Livre tem aos montes. Digitem nas buscas “Corrente para calça” que aparece. O preço médio é de 25 reais podendo ser maior se a corrente for dupla ou se a qualidade do material usado for melhor.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

JAQUETA VARSITY MASCULINA: O QUE É? COMO USAR?

CONFIRA 5 TENDÊNCIAS DE MODA MASCULINA PARA 2019

BOTA HARNESS: DICA DE CALÇADO PARA ESTE INVERNO


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês curtiram a volta da corrente na calça e, claro, se usariam.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!