Moda Masculina

Cores análogas: o que são e como usá-las?

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de hoje, resolvi trazer um tema interessante que vai ajudá-los a criar looks mais alegres e chamativos, eu estou falando das cores análogas.

Apesar de pouco difundido, saber trabalhar com as cores ajuda na hora de compor um look harmonioso e bom visualmente, além de auxiliar qualquer pessoa a se vestir melhor. Que tal conferir agora tudo sobre o assunto?

O que são cores análogas?

Círculo cromático: color blocking

Falando de forma bem simples, as cores análogas são aquelas vizinhas no círculo cromático. Elas também possuem uma cor em comum. Por exemplo, o azul e o verde têm o azul como cor em comum, afinal o verde é uma cor secundária formada da mistura do azul com amarelo, que por sua vez, é cor análoga do verde, a propósito.

Como usar as cores análogas na moda masculina?

Look masculino colorido
Os tons de azul e verde são considerados análogos, por isso combinam perfeitamente entre si

O conceito de cores análogas, cores complementares (veremos sobre este assunto futuramente) e outras é empregado em vários ramos atualmente, como na estética e na moda, sendo a última, foco do texto a seguir.

Na moda, este conceito de cores se aplica no que chamamos de color blocking ou bloco de cores, onde se monta um look vestindo peças de tonalidades diferentes e, muitas vezes, contrastantes.

As cores análogas são aquelas que estão dispostas uma ao lado da outra no círculo cromático, porém alguns profissionais defendem que se pode combinar com a cor vizinha ou com até 4 tons à direta ou à esquerda.

Look masculino casual esportivo com cores análogas
Por ter cores mais claras, a composição ganhou um toque vivo e alegre

Por outro lado, pegando a etimologia da palavra “análogo” vemos que significa “algo relacionado”, ou seja, as cores desta categoria têm que se relacionar entre si. O vermelho e o laranja se conectam por haver a presença do vermelho na composição do laranja, que também se relaciona com o amarelo pelo mesmo motivo.

Optar pelos tons mais fechados traz uma maior formalidade, podendo ser usados até no ambiente de trabalho. Ao mesmo passo que o uso de cores análogas frias é ideal para o outono e o inverno, o de cores quentes é perfeito para as estações mais quentes do ano.

Color blocking: Costume azul
Cores frias transmitem maior seriedade e são indicadas para locais ou ocasiões mais formais

A recomendação dos especialistas no assunto é para os homens preferirem as cores frias em suas vestes, pois transmitem maior seriedade do que as quentes, que são mais alegres e evidenciadas aos olhos.

A combinação de cores análogas não precisa ser necessariamente peça com peça, aqui também está liberado usar o color blocking entre peça e acessório. É uma forma mais discreta e indicada para quem está começando a trabalhar com as diferentes tonalidades.

Vocês podem até fazer o color blocking com cores vizinhas usando a calça jeans. Um exemplo disto é mesclar uma calça jeans azul índigo com uma camiseta verde militar. O legal de usar este modelo de calça é que ele disfarça o uso dos blocos de cores, não vai ficar tão chamativo, aliás, quase imperceptível.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

MODA MASCULINA: COMO COMBINAR A COR AZUL

COLOR BLOCK OU COLOR BLOCKING: CONCEITO DE MODA

LOOKS MASCULINOS COM A COR ROSA


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.