Cuidados Faciais

Tipos de acne: Conheça os diferentes graus da acne

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de cuidados faciais de hoje, nós vamos saber um pouco sobre os graus da acne e as formas de tratamento de cada um.

Cuidar das acnes não é fácil e os tratamentos mudam conforme a intensidade dos sintomas apresentados. Quanto mais cedo se buscar ajuda médica, menos problemas permanentes vocês terão na pele. Vejam se vocês estão tratando a pele como se deve neste artigo.

O que é acne?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é comum e surge do processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polissebáceos. Apesar de mais recorrente na adolescência, a acne pode persistir durante a fase adulta, principalmente nas mulheres, e deixar cicatrizes na pele para a vida toda.

Tratamento da acne dicas
Não apertem as espinhas, pois podem deixar cicatrizes

O tratamento mais indicado é com a Isotretinoína, mais conhecido como Roacutan, que é uma substância derivada da vitamina A e muito empregada nos tratamentos de acne, sobretudo nas mais severas.

Mas vocês sabiam que as espinhas são classificadas conforme a intensidade de seus sintomas? Vejam tudo sobre os graus da acne a seguir.

Graus da acne

Acne grau 1 – São apenas cravos, ou comedões, sem qualquer tipo de lesão ou inflamação na pele e podem ser tratados com peelings químicos superficiais, limpeza de pele ou esfoliação de uma a duas vezes na semana.

Acne grau 2 – Aqui já começa apresentar pequenas inflamações vermelhas com ou sem pus que podem ser tratadas com antibióticos orais ou tópicos. Também podem ser realizados os procedimentos vistos no grau 1.

Tipos e graus de acne
Acne grau II

Acne grau 3 – Além do cravo e da espinha, a acne grau 3 é caracterizada pela presença dos nódulos, que são lesões mais profundas, vermelhas, bem doloridas e inflamadas. O tratamento indicado para este tipo de acne é o Roacutan (Isotretinoína).

Acne grau 4 – Neste tipo aparecerem os cistos e abcessos, que são lesões grandes e mais profundas com caráter desfigurante (deformam o rosto). Era o tipo que eu tinha, o meu rosto ficava inchado e bem dolorido, além de visualmente feio. O tratamento neste caso também é feito com o Roacutan.

Acne grau 5 – Extremamente grave, a acne neste grau é chamada de fulminante porque causa uma infecção grave e pode levar a pessoa a óbito. Sim, pode-se morrer por causa das acnes, por isso a avaliação médica e o tratamento são tão importantes.

O que posso fazer em casa?

Como disse anteriormente, cada caso deve ser avaliado por um médico para o melhor tratamento possível, porém, alguns cuidados podem ser realizados em casa.

Lavar o rosto de manhã e à noite com um sabonete de enxofre ou de ácido salicílico. Ambas as substâncias são excelentes para controlar a produção de sebo pela pele.

Máscara de argila verde homem
A máscara de argila verde possui propriedade adstringente que remove a oleosidade do rosto, ótima no tratamento da acne

Quem tem a pele oleosa deve hidrata-la com um hidratante específico. Eu uso o hidratante Timewise da Mary Kay para peles mistas e oleosas e gosto bastante. Completem com um protetor solar facial de no mínimo 30 FPS.

Outra dica é fazer uma máscara de argila verde, pois ela “suga” a oleosidade da pele e deixa o rosto bem sequinho. Façam a máscara uma vez por semana.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

COMO ELIMINAR AS MANCHAS DE ACNE DO ROSTO

KIT SOLUÇÃO DIURNA E NOTURNA TIMEWISE DA MARY KAY

OS REMÉDIOS MANIPULADOS PARA ACNE FUNCIONAM?


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês já sabiam sobre os graus da acne. Também quero saber como vocês tratam as espinhas.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!