Como se vestir para uma reunião de trabalho

Há muito tempo, a roupa deixou de ser apenas uma espécie de pano para cobrir o corpo. Hoje, além disso, o vestuário também assume a função de comunicação visual, integrando diversos ambientes, como uma reunião de trabalho, uma festa, entre outras opções.

É possível dizer, ainda, que a roupa tem a capacidade de passar várias informações através do estilo que a pessoa adota, ou seja, um ar mais chique, por exemplo, com camisas personalizadas em MG, ou mais despojado, fazendo uso de camisetas simples.

Entretanto, quando se trata do ambiente de trabalho, é claro que o ar, em alguns locais, deve ser mais sério e mais formal, principalmente quando o profissional precisa participar de uma reunião de negócios.

Ao mesmo tempo, algumas outras empresas podem preferir um ar mais descolado e moderno, principalmente quando falamos sobre startups ou negócios gerenciados pelo público mais novo, com uma mente expandida. 

Pensando em te ajudar a montar os melhores looks para reuniões empresariais, tanto em ambiente formal quanto em um informal, separamos alguns tópicos bem importantes. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

Clique e saiba mais +

Dicas para se vestir para uma reunião de trabalho

O modelo presencial de trabalho traz consigo uma grande quantidade de funções, por exemplo, a presença em reuniões, o acompanhamento de metas e estratégias e outras variadas coisas. Falando sobre o primeiro ponto, algumas dicas podem ajudar.

Então, seja você homem ou mulher, a roupa sempre será uma ferramenta de forte impacto no seu dia a dia. Desse modo, no ambiente empresarial, além de usar mochilas personalizadas, também é preciso conciliar diversas peças de roupa, ainda mais se você trabalha por exemplo como advogado direito do consumidor.

Confira algumas dicas para não errar na escolha das roupas:

1 - Tenha atenção ao caimento e comprimento das peças

Tanto para homens quanto para mulheres, é preciso estar sempre ligado no caimento das peças, principalmente para evitar uma camisa muito justa, na qual os botões mal se fecham. A mesma coisa se aplica a calças e outras roupas.

Já com relação ao comprimento, isso se encaixa mais no âmbito feminino, com o uso de saias, por exemplo. É preciso ficar atenta para não mostrar mais do que deveria, causando uma imagem prejudicial dentro da empresa e da reunião como um todo.

2 - Pense no melhor sapato para a ocasião

É possível dizer que existem muitas opções de sapato para o ambiente de trabalho, entretanto, quando se trata de uma reunião, obviamente é bom evitar chinelos, rasteiras ou sapatos muitos informais.

Dessa forma, o ideal é apostar em um calçado profissional mais fechado e menos chamativo, que tenha tons sóbrios e mais discretos. Inclusive, por falar em tons sóbrios, esse será o tema do próximo tópico.

3 - Use tons sóbrios

A paleta de cores é outro item que exige muita atenção, principalmente para não escolher roupas muito chamativas e que pesem todo o ar da reunião. Pois bem, entre os melhores tons para usar dentro desse âmbito, podemos destacar:

  • Branco;
  • Nude;
  • Preto;
  • Azul Marinho;
  • Mostarda;
  • Vinho;
  • Entre outras opções.

Caso queira inovar um pouco mais, também é possível montar looks monocromáticos - que, inclusive, estão bastante em alta. Ou seja, basta escolher uma calça profissional bege e colocar uma blusa marrom, seguindo a mesma cor no sapato. Algo chique e discreto.

4 - Cuidado para não pesar a mão nos acessórios

Diferentemente de uma ida à praia, uma reunião de trabalho não permite um chapéu de palha e uma bolsa gigante. Por isso, é bom apostar em itens delicados e simples, por exemplo, um óculos de grau, um par de brincos e um colar sem muitos detalhes.

Claro que o acessório pode complementar um look, assim, você pode apostar em algo mais trabalhado, desde que a roupa seja simples, principalmente para evitar exageros e uma imagem muito carregada.

Ademais, em tempos de pandemia, as máscaras continuam sendo nossas melhores amigas, mas isso não quer dizer para você apostar em uma com lantejoula e diversas estampas, o ideal é ir sempre no básico.

Então, dentro da sua coleção de mascaras de tecido, procure aquela lisa e neutra, ou, até mesmo, a descartável, que chamará pouca/nenhuma atenção, deixando que as pessoas foquem naquilo que você está apresentando.

5 - Texturas podem gerar uma sensação de acolhimento

Em reuniões de boas-vindas, ou naquelas em que você gostaria de gerar um contato mais próximo com as pessoas presentes, é possível fazer uso de texturas nas suas roupas, por exemplo, algo como um veludo. 

Isso porque, dependendo do material, você é capaz de criar uma aproximação com aquela pessoa, fazendo com que o ambiente como um todo fique mais aconchegante e propício para a reunião.

Além do veludo, você também pode fazer uso de uma lã, uma seda ou materiais mais ‘fofos’, principalmente aqueles que já fazem diferença apenas de olhar, sem, ao menos, precisar tocar.

6 - Escolha a roupa de acordo com o grau de formalidade

Em um dia normal de trabalho, pode ser que você precise fazer, pelo menos, três reuniões - cada uma com um grau de formalidade, assim, o ideal é estar com um look básico, que sirva para qualquer uma das três.

Entretanto, caso você já tenha uma reunião marcada com antecedência (e saiba que ela será a única do dia), você pode trabalhar com um esquema organizacional para as suas roupas. 

Assim, se a reunião for mais informal, com investidores jovens e modernos, você pode escolher peças mais ‘engraçadas’, por exemplo, uma camiseta em malha com elastano preço, combinada com uma saia ou uma calça mais moderna, dependendo do seu gosto e gênero.

Porém, se a reunião for séria, não permitindo peças descoladas, o ideal é se manter na linha e trabalhar com tons neutros, de preferência escuros, para transmitir uma sensação mais séria sobre o assunto como um todo.

Quer organizar uma reunião e definir a paleta?

No mundo atual, algumas empresas facilitam a vida dos funcionários e já definem como deve ser o ambiente da reunião e o que eles devem usar, ou seja, não gerando aquela famosa dúvida: ‘será que isso vai cair bem?’.

Desse modo, caso você receba uma impressao em tecido, informando que a reunião sobre resultados, por exemplo, precisa que todos os presentes usem, pelo menos, uma peça na cor azul - que faz parte da identidade da marca -, você já estará preparado.

Além disso, nessa mesma impressão pode vir a ser informado que, para mulheres, saltos não são necessários, enquanto que para homens não é preciso utilizar sapatos muito formais, podendo apostar, inclusive, em um tênis.

Com essas dicas, ficou claro que a reunião se trata de algo mais informal e tranquilo, o que pode ser refletido nas peças de roupas.

Então, caso você seja gestor e esteja na dúvida sobre definir previamente o dress code, saiba que isso não é um problema, entretanto, é bom saber se os colaboradores acham legal essa ideia, principalmente para evitar problemas e ruídos de comunicação.

Para ajudar, você pode, até mesmo, emitir uma pesquisa sobre isso, perguntando aos colaboradores se eles gostariam de ter uma vestimenta definida para as reuniões.

Algumas empresas exigem o uso de uniformes

Ainda dentro da pesquisa citada no tópico anterior, você pode perguntar aos seus funcionários se eles gostariam de utilizar uniforme no dia a dia, caso isso ainda não seja aplicado dentro do seu negócio.

Inclusive, muitas pessoas preferem fazer uso de uniforme, principalmente, para ‘poupar’ as roupas pessoais. Caso isso se aplique no seu negócio, você pode contratar uma empresa de uniformes personalizados, que fará tudo de acordo com a sua identidade visual.

Entretanto, lembre-se de ver se isso é viável dentro do seu orçamento, principalmente para não deixar a empresa apertada financeiramente, gerando grandes problemas a longo prazo.

Considerações finais

Como visto ao longo do texto, o ambiente de trabalho pode ser tanto formal quanto informal, cabendo ao gestor definir como a empresa andará. Desse modo, o ideal é que os colaboradores busquem se encaixar nessas ações.

Assim, uma reunião de trabalho é um espaço que se deve ter bastante atenção, principalmente para evitar o uso de peças muito chamativas ou que não casem com o ambiente como um todo.

Por isso, siga as nossas dicas e tenha certeza de fazer a escolha certa quanto a sua roupa, evitando olhares constrangedores ou, até mesmo, feedbacks negativos da sua diretoria ou corpo de funcionários.

Afinal, ninguém gosta de ser surpreendido negativamente com um comentário, ainda mais por conta de uma peça de roupa - que é algo simples de ser ajustado ou, até mesmo, melhorado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × um =

Go up