Moda Masculina

Como se vestir bem: dicas de moda masculina

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de hoje, nós vamos conferir 7 dicas de moda masculina sobre como se vestir bem e não errar no look.

Por falta de conhecimento ou simplesmente por descuido na hora de compor o visual, algo acaba não saindo como deveria. Não é fácil saber combinar cores ou quando usar certo tipo de roupa.

Se vestir bem é um aprendizado contínuo e, para quem ainda tem este tipo de dúvida, o texto abaixo traz algumas dicas e sugestões para aprendermos a nos vestir melhor. Bora conferir tudo agora?

Dicas de moda masculina sobre como se vestir bem

1 – Conheçam o seu biotipo

Como usar camiseta homem
Ao se vestir, valorizem o que mais gostam e disfarcem o que não gostam. Ex.: camiseta apertada nas mangas para valorizar os bíceps

Aqui, nós vamos abordar um assunto que parece simples, mas que muita gente deixa passar despercebido. Conhecer o próprio corpo e suas proporções vai ajudar na hora de escolher as peças para vestir.

Se vocês estiverem acima do peso, por exemplo, prefiram as camisas com estampas lisas, cores mais neutras e escuras. Fujam das listras horizontais, pois estas alargam ainda mais o corpo. Já as listras verticais afinam e aumentam a silhueta.

Para os mais baixinhos, assim como eu, as calças com corte reto são ideais por alongar as pernas. Para os musculosos, evitem as calças muito justas para não marcar demais as coxas grossas. Por outro lado, aos homens com pernas finas não é aconselhável o uso de bermudas compridas. Mostrem os joelhos.

2 – Numeração

Moda masculina: como se vestir melhor
Como se vestir bem: as peças devem ser ajustadas ao corpo para um melhor caimento. Nem apertadas, nem largas demais

Parecido com o assunto anterior, para a numeração, a orientação é comprar sempre peças num caimento ajustado e adequado ao seu peso e altura. Nunca usem roupas largas ou apertadas como se fossem vestidas à vácuo.

“Ah, mas existem camisetas e calças largas.” Sim, realmente há calças e camisetas oversized com dimensões maiores, porém, neste caso, é uma questão de estilo e não de numeração. Quem costuma usar peças largas são os adeptos do estilo Hip Hop, geralmente.

Caso achem uma peça que vocês gostaram bastante, mas não tem na sua numeração, optem pela maior que poderá ser ajustada numa costureira posteriormente. Não comprem um número menor nunca.

3 – Adequação

Como usar roupa social
Exemplo de vestimenta para CEOs e ocasiões mais formais

A questão da adequação também é um pouco complicada, pois às vezes não percebemos as reações à nossa volta. Um exemplo clássico são os homens que usam regata em quase todos os lugares que frequentam. Deixe este tipo de camiseta para a academia, praia, piscina ou um passeio ao ar livre.

Ou seja, se vistam conforme a ocasião e local frequentado. Já viu alguém usar bermuda na missa ou em um casamento? Roupas mais curtas e com transparência ficam melhores à noite naquela sua balada preferida.

Na foto acima, o blogueiro está usando um costume azul cujo paletó tem abotoamento duplo (double breasted) perfeito para homens que ocupam cargos de gerência em empresas mais exigentes nas vestimentas (advocacia, financeiro e outras).

Camisa xadrez masculina
Look despojado com camisa xadrez para homens de quase todas as idades

E a idade? Há quem afirme que devemos nos vestir de acordo com nossa idade. Contudo, isto é bem relativo. Não é porque um homem tem 60 anos que deve usar calça de alfaiataria, camisa e boina.

Entretanto, forçar parecer muito mais jovem pode transmitir um pouco de vergonha alheia, meio constrangedor. Geralmente, homens e mulheres que estão passando pela “crise da meia idade” cometem esse erro de moda.

4 – Saibam combinar as cores

Moda para homens: como se vestir bem
Como se vestir bem: usem cores que combinem com seus tons e subtons de pele. Quem tem dificuldade, prefira as colorações neutras

Mesmo usando roupas de marcas caras, uma pessoa pode não parecer bem vestida. Um erro bastante comum é combinar peças muito coloridas no look. Se vocês têm dificuldade em mesclar certas tonalidades, usem cores neutras, como o preto, branco, bege, cáqui e outras, que não tem erro.

Colocou uma camiseta amarela vibrante, optem por uma calça jeans ou uma de sarja preta e um tênis igualmente preto. A camiseta será o destaque no visual e não deve ter mais nada chamativo tentando brigar pela atenção com ela.

Outro fator importante quando falamos de cores é saber qual fica melhor com seu subtom de pele. Pessoas com veias roxas ou azuis ficam melhores com cores frias e neutras, as com veias verde-amarronzadas combinam com cores quentes e neutras e as com veias verde-azuladas são sortudas e podem usar qualquer coloração.

5 – Usem acessórios

Acessório masculino: como usar boina italiana
Como se vestir bem: os acessórios deixam o look mais interessante, pois imprimem maior personalidade ao visual

Com toda certeza, um outfit simples vai ficar muito mais interessante se forem inseridos alguns acessórios nele. Aqui está liberado o uso de anéis, colares, pulseiras, chapéus, bandanas, enfim, uma infinidade de possibilidades.

Reparem que acima o rapaz conseguir deixar o look casual dele ainda melhor ao incrementar com a boina italiana. O relógio e a bolsa ficaram em segundo plano, mas tiveram sua participação na composição.

Como se vestir bem: óculos Louis Vuitton
Dentro do estilo proposto, os acessórios foram bem aplicados com destaque para os óculos da Louis Vuitton

Só tomem cuidado com o exagero. Evitem colocar muitos acessórios, porque pode parecer um mostruário ambulante, especialmente se forem mal distribuídos, como colocar dois ou mais anéis numa mesma mão, por exemplo.

Para ler os artigos sobre acessórios do blog, cliquem em: Acessórios Masculinos.

6 – Conservação das roupas

Jaqueta de couro vermelha masculina
Roupas rasgadas, furadas ou manchadas só devem ser usadas se foram fabricadas assim, ou seja, de forma proposital por uma questão de estilo

Uma outra dica sobre como se vestir bem tem relação direta com o estado de conservação das roupas. Não usem peças amassadas, com furos ou cortes. Evitem também as manchadas e sujas.

Vestir roupas assim passa uma imagem de desleixo e, às vezes, de maus hábitos de higiene. Deixem essas peças para vocês usarem em casa na hora de dormir ou realizar algum serviço doméstico.

7 – Pontos de foco

Look casual de verão para homens
De preferência, homens devem chamar atenção para a parte superior do corpo e as mulheres para a inferior

Criar pontos de foco no outfit é uma forma eficaz de chamar atenção para uma determinada parte ou peça do look. Para isto, pode-se vestir camisas, camisetas, calças ou qualquer vestimenta com uma cor ou estampa chamativa, como a camisa acima.

E o por que disto? Vamos imaginar que um homem, ou mulher, tenha o quadril largo e queira disfarçá-lo. Ao vestir uma camisa estampada e uma calça preta, por exemplo, a atenção será desviada para a camisa. Entenderam?

Costume azul masculino
A cor da gravata sempre será mais escura que a da camisa

Outras dicas: Invistam em peças atemporais, como jaquetas e camisas jeans, camisas xadrez, jaquetas de couro e etc. São ideais para complementar o look. Fazer a barra da calça para não deixar aquele sanfonado de sobra de tecido, além de ficar estranho, se o homem for baixo, vai deixa-lo mais baixinho. Dobrar a barra é um ótimo quebra-galho.

Dobrar a manga da camisa social ou casual deixa o homem mais atraente. A manga da polo dever ser justa ao braço, larga nunca. Tênis de academia, tipo runner, é para a prática esportiva, não para ser usado com calça jeans no dia a dia.

Jamais colocar a gravata com a coloração mais clara que a camisa, ela sempre será mais escura. E ainda falando de gravata, ao usar camisa jeans, dispensem o uso dela. E para finalizar as dicas de como se vestir bem, tenham sempre uma camisa branca no guarda-roupa.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

COMO DOBRAR A MANGA DA CAMISA: 3 MÉTODOS PRÁTICOS

6 ERROS QUE OS HOMENS COMETEM AO USAR ROUPA SOCIAL

COMO SE VESTIR E PARECER MAIS FORTE


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.