Beleza Masculina

Como proteger a pele do sol: 5 métodos fáceis

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de hoje, nós vamos ver algumas dicas de como proteger a pele do sol. Eu trouxe cinco métodos fáceis para evitar que os raios solares a prejudiquem.

A pele, o maior órgão do corpo humano e o único que fica totalmente exposto, padece diariamente com as agressões do ambiente. Em dias de maior incidência solar, ela pode sofrer danos muitas vezes irreversíveis e outros fatais, como o câncer de pele.

Protegê-la é tão importante quanto praticar atividades físicas ou adotar uma dieta saudável e equilibrada. Portanto, as dicas abaixo vão servir exatamente para isto. Seguir todos os métodos indicados para uma maior proteção.

5 dicas de como proteger a pele do sol

1 – Protetor solar

Como aplicar protetor solar
Aplicar o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol

O mais famoso e eficaz método existente para proteger a pele do sol é aplicar um bom protetor solar tanto no rosto quanto no corpo inteiro, caso necessite, é claro. Ele age bloqueando os raios solares de alcançar a epiderme e a derme, as camadas externa e interna, respectivamente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS (Fator de Proteção Solar) sugerido é de 30 ou superior todos os dias. Fiquem atentos se o produto também conta com proteção UVA, maior causador de câncer, manchas e envelhecimento da pele.

Dica: confesso que antigamente eu não gostava de usar protetor solar no rosto por coçar muito. Agora não vivo sem e minha pele melhorou bastante depois de adquirir este hábito. Para evitar a coceira, eu aplico um hidratante facial antes do protetor.

2 – Roupas de linho ou algodão

Os tecidos com fibras naturais, tipo o algodão e o linho, são excelentes como método de bloqueio dos raios solares. Eles conseguem impedir que a radiação UV afete a pele e cause seus efeitos nocivos.

Já com relação aos tecidos sintéticos, a história é outra. O nylon só consegue bloquear 30% destes raios, conforme uma publicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD. O poliéster não é indicado para os dias quentes por esquentar muito e aumentar a produção de suor.

Lembrem-se de optar por peças de roupa em cores claras para refletir a luz solar e não absorver o calor. Fica a dica.

3 – Vitamina C

Laranja vitamina C
Como proteger a pele do sol: ingerir regularmente vitamina C para manter a pele protegida

Há muito já se conhece os benefícios da vitamina C para a pele. Ela combate o envelhecimento precoce da derme, ajuda a diminuir as manchas do rosto e ainda protege contra os malefícios advindos do sol.

Chamada inclusive de protetor solar via oral, o que vocês não sabem é que a ingestão diária desta vitamina, e antes da exposição, minimiza a ação negativa dos raios solares. Manter uma dieta rica em ácido ascórbico deixará a pele sempre jovem.

4 – Acessórios

Vários acessórios podem ajudar na proteção da pele durante a exposição solar. Um deles é o boné que projeta uma sombra na face, assim como os chapéus de palha modelos Tailandês e Panamá, ótimos para o litoral.

Outros itens bem interessantes são os óculos de sol com proteção UV. Isso mesmo, ao comprar estes acessórios, verifiquem se os mesmos possuem proteção contra os raios ultravioletas para proteger os olhos e a pele da região ocular.

5 – Sombra

Proteger a pele no verão
Dica de como proteger a pele do sol: evitar a exposição solar direta, procurem sempre uma sombra

Quando suas avós disserem “Vai pela sombra” obedeçam, pois elas estão totalmente certas. Evitar a incidência direta do sol na pele parece ser simples, mas surte num ótimo efeito protetivo à cútis.

Aqui a sugestão é sempre se abrigar debaixo da sombra de uma árvore, usar um guarda-sol de lona na praia ou mesmo se esgueirar pelas sombras projetadas pelos prédios nos centros urbanos.

Extra: esta dica é direcionada especialmente aos homens. Foi comprovado cientificamente que a barba é um protetor solar natural para nossa face, uma vez que os pelos conseguem impedir a entrada de luz. Os barbudos têm uma proteção a mais.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

O PROTETOR SOLAR TOQUE SECO DA L’ORÉAL PARIS É BOM?

PERFUME MASCULINO IMPORTADO: QUAL TEM MAIS DESTAQUE?

CHAPÉU PANAMÁ: PROTEJA-SE DO SOL COM ESTILO


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.