Como organizar uma boa arara de roupas em sua loja?

A organização de uma loja é muito importante para que os seus visitantes, sejam clientes ou não, se sintam bem recebidos, aumentando a sua possibilidade de compra neste local. Quando se pensa em uma loja de vestuário, a arara de roupas acaba por se destacar.

Ela tem a função junto a outros objetos que terão função na exibição do seu mostruário, conquistando a atenção dos seus clientes, que serão atingidos pelo destaque visual dessas peças. Lembrando que o contrário também pode acontecer, para o medo dos vendedores.

Afinal, uma vitrine mal organizada, assim como uma arara de roupas repleta de peças amassadas ou sem nenhum tipo de padrão, prejudicando a busca do cliente por algo em específico, pode fazer com que ele desista dessa possível que seria realizada.

É o mesmo tipo de relação de de um usuário que busca na internet por “malha com elastano preço” e acaba por desistir da compra de um site pelo qual achou o produto pelo melhor valor, tudo por causa da péssima organização do site.

Ou seja, não é apenas o preço que chama a atenção do cliente, mas também as condições do estabelecimento, seja físico ou virtual, em que se encontra o produto ou serviço a ser contratado, no qual ele pode optar por um produto mais caro por causa dessa recepção.

Uma estratégia que no marketing busca trabalhar com a identificação de valores que devem ser associados com uma marca, de forma a conquistar não só uma atenção maior dos clientes, mas também uma maior consideração de compra.

Pois ele não estará consumindo somente o produto, mas também tudo o que está sendo associado a essa marca. O que faz com uma peça de roupa ganhe um prestígio maior, diante o logotipo presente em sua peça, tornando-se mais do que uma peça de vestuário.

Um conceito conhecido por uma empresa de estamparia, que produz uma série camisas personalizadas, muitas vezes com o mesmo tipo de material que as peças de roupas fabricadas por marcas de grande prestígio na sociedade.

O que acaba por precificar cada uma delas em valores diferentes é a marca que se encontra estampada na roupa, trazendo a ela um conceito completamente único, levando os valores da empresa que a confeccionou diretamente para os seus compradores.

E esse reconhecimento pode começar das atividades mais básicas, como cuidar da organização da loja na qual essas peças se encontram em comercialização.

A importância de organizar sua loja

Desde pequeno costumamos ouvir sobre a importância de arrumarmos a casa, sendo o ato de organizar o seu quarto normalmente uma das primeiras e grandes responsabilidades de uma criança.

Ao chegar à vida adulta essa situação permanece, sendo preciso arrumar você mesmo sua casa ou contratar pelos serviços de um profissional de limpeza, que ajude a manter uma organização no seu lar. Tanto para a sua vivência como para receber possíveis visitas.

Quando se pensa em um estabelecimento comercial essa relação não só também se mostra presente, como também pode ser a responsável pelo retorno ou não dos clientes, que ao se sentirem bem recebidos em uma loja podem voltar a consumir daquele lugar.

Sendo algo ainda mais importante para lojas e consultórios voltados a atividades do ramo visual, como uma empresa de comunicação visual, uma agência publicitária, ou até mesmo uma loja que trabalha com venda de tintas, destacando tais cores em suas paredes.

Cada loja costuma exigir um tipo de organização diferente, como um armazém de brinquedos, que costuma deixar suas mercadorias em prateleiras mais baixas, para que eles possam ser apreciados pelas crianças que visitam tal estabelecimento.

Um restaurante, que organiza seus alimentos em bandejas, para que seus clientes possam escolher o que preferem consumir, sendo um restaurante de modelo self-service, além de outras modalidades que se adequam a cada tipo de serviço.

Quando o foco em questão passa a ser uma loja de vestuário, um elemento em questão passa a se destacar que são as araras de roupa, permitindo uma melhor visualização dessas peças.

Assim como uma estante de aço 5 prateleiras pode ser prática em uma biblioteca, ao permitir a organização dos livros em diferentes temas e gêneros, as araras de roupas fazem não só que essa peças sejam melhor vistas, mas também movimentadas.

Facilitando com que os clientes observem todas as peças presentes nessa loja, comparando modelos, cores ou até mesmo preços, caso esteja à procura de uma peça que se adeque melhor à sua situação financeira.

E é por facilitar a vida do cliente que essas araras devem não só serem instaladas em sua loja de roupas, como também precisam estar organizadas da melhor maneira possível, para que os visitantes tenham contato com um ambiente harmonioso, que facilite suas compras.

E essa organização pode garantir também outros conceitos relacionados ao seu estabelecimento, como:

  • Melhor visualização das peças de roupa;
  • Maior organização e estilo;
  • Melhor movimentação dos clientes;
  • Facilitar o trabalho dos funcionários.

Um estabelecimento de roupas organizado por araras pode facilitar não só a vida dos clientes, mas também dos funcionários desse espaço, que conseguirão encontrar de maneira mais rápida uma peça que foi requisitada pelos visitantes desta loja.

Sem contar com o estilo desse comércio, já que cada tipo de estabelecimento precisa ter em sua dependência um estilo que converse com os produtos e serviços que são ofertados nesse espaço.

Como uma marmoraria São Paulo, que deixa em destaque as peças de mármore que foram construídas neste estabelecimento, de forma a apresentar aos seus clientes o tipo de material que é produzido nessa loja.

O mesmo vale para uma butique de roupas, ainda mais quando ela trabalha com um tipo específico de peças, como calçados, onde o cliente precisa ter uma noção clara dessa especialidade assim que entrar nas dependências da loja. 

E assim como o trabalho de uma empresa que atua com a confecção de placas de sinalização personalizadas SP é importante para as empresas da região, de forma a destacar os seus serviços, as araras de roupas tem uma importância similar para suas lojas.

Logo, é importante não só utilizá-las, mas também saber organizá-las de forma com que o seu negócio se encontre na melhor posição possível receber os seus visitantes.

Formas de organizar sua arara de roupas

A disposição das araras de roupa em sua loja devem estar alinhadas ao estilo de organização presente nesse estabelecimento, sendo um material importante de armazenamento e demonstração das peças comercializadas nesta loja.

E por se tratar da visualização dos seus produtos, é importante que a ordenação dessas araras sigam algum tipo de ordem, podendo então ser separadas por diferentes conceitos, de acordo com o que melhor se assimile à organização geral da sua loja.

Entre essas opções de ordenação das araras é possível destacar alguns, tais como:

Cores

A organização por cores é algo que traz um estilo harmonioso à sua loja, ainda mais quando a loja opta por deixar em destaque, nas araras centrais da sua loja, peças de roupas que destaquem os tons presentes na identidade visual da marca.

Ornando inclusive com um balão metalizado azul posicionado no local, de forma a marcar a inauguração ou aniversário dessa loja. Além de facilitar para um cliente que procura por um terno branco ou um vestido vermelho encontrar as respectivas peças.

Tamanho

Outra forma importante de se organizar as araras é por ordem de tamanho, de forma  facilitar que os seus clientes encontrem a peça adequada a sua altura e outras medidas relacionadas. Além da possibilidade de verem essas etiquetas, de forma simples na arara.

Seguindo essa mesma ideia, deve-se também separar as araras entre as que contêm peças adultas e infantis, de forma a simplificar o acesso ao tipo de roupa que está sendo procurado nessa loja.

Preço

Existem muitas lojas de roupas que trabalham com faixas diferentes de preço, principalmente lojas de departamento, que recebem diariamente uma média diferenciada de clientes, atendendo a cada uma dessas faixas com produtos acessíveis a cada uma.

Diante dessa realidade, é interessante posicionar essas araras de acordo com a faixa de preço presente nas peças ali organizadas, para que o cliente não se engane sobre o valor de uma roupa pelo qual está pensando em adquirir.

Relação similar a organização de um site, onde ao se pesquisar por barras de apoio pne, é possível utilizar filtros que separem esse catálogo disponível em quesitos como preço e os produtos mais relevantes, com base em seu número de vendas.

Estilo

Por último, uma dica interessante para a organização dessas araras de roupas em uma loja é através de uma separação por estilo, facilitando ao cliente encontrar uma peça que responda aos seus interesses de compra.

Entre essas formas de decoração é possível dividir por estações do ano, como a coleção primavera-verão e outono-inverno, com casacos e roupas de banho posicionadas em pontos distantes da loja, em suas respectivas araras.

A partir dessas possibilidades de organização, a sua loja de roupas terá acesso a um estilo próprio, facilitando o movimento dos clientes em seu estabelecimento comercial, impulsionando assim inclusive a sua decisão de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

Deixe um comentário