Como montar um mix de produtos para sua loja

Saber o que o seu público procura é essencial para que seu negócio decole dentro do segmento em que atua. O que pode ser uma ótima opção tanto para a empresa quanto para os clientes, é a criação de um mix de produtos para a sua loja.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará como montar e desenvolver o seu próprio mix de produtos, além de explorar a importância que essa estratégia tem no mercado de trabalho e qual o impacto que pode causar na sua rotina de trabalho.

Se adaptar ao meio de trabalho e a forma como sua empresa se adequa ao mercado é essencial para qualquer negócio que deseje se desenvolver no mundo de hoje, independente se é uma loja de tecnologia ou de produtos sem glúten.

Com a chegada da internet e do meio digital, o mercado está em constante mudança, por isso é necessário que todos se adaptem o melhor possível a ele, já que a concorrência não para de crescer tanto em quantidade quanto em qualidade.

Principalmente quando pensamos em e-commerce, afinal, é muito mais fácil e simples abrir um. Embora não seja tão simples administrá-lo, é um modelo de negócios que vem tomando grandes proporções e envolve desde produtos promocionais para brinde até soluções logísticas e contábeis.

Porém, quando colocamos em pauta apenas os produtos em si, e deixamos temporariamente os serviços de lado, é interessante como um mix de produtos pode ter um papel fundamental no seu negócio.

Sendo assim, as estratégias que envolvem a comercialização de tais produtos pode ser diferentes, e dependendo da maneira que é feita, afeta o negócio de forma extremamente positiva, mostrando que mesmo etiquetas para produtos alimentícios junto de outros elementos pode trazer alto lucro para a empresa.

Portanto, saber quais mercadorias oferecer ao seu cliente e juntá-las de maneira eficiente e espontânea é um desafio, mas que quando ultrapassado, além de muito gratificante, faz com que a pessoa conheça mais produtos e aumente o seu interesse e fidelidade ao comércio.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão mostrar como montar um mix de produtos de forma eficiente e mostrando o real impacto que eles têm no negócio. Se quer ficar por dentro de tudo, confira.

O conceito do mix de produtos

Sejam produtos para maquina de cafe ou até mesmo um kit de lembrancinhas para festa junina, um negócio sempre deve buscar oferecer o que tem de melhor para seus clientes e eles devem encontrar o que buscam em seu estabelecimento. 

A matemática é bastante simples: caso não encontrem o que buscam ou não se interessem por nada, vão para outra loja.

O mix de produtos é uma espécie de portfólio onde você apresenta para os leads e clientes o que o seu comércio tem a oferecer, fazendo com que o mesmo preste mais atenção e dê mais valor ao estabelecimento, fazendo com que algum produto o atraia.

Um mix de produtos efetivo e funcional combina o que sua loja tem de melhor junto de uma variedade de produtos escolhidos a dedo, aumentando as chances do cliente consumir algo e fidelizá-lo posteriormente, mesmo que seja algo super específico como produtos para piscina atacado.

Portanto, é possível destacar algumas vantagens que o seu negócio tem ao começar a desenvolver um mix de produtos, como:

  • Probabilidade de fidelização de clientes;
  • Maior alcance da marca;
  • Aumento de lucro;
  • Crescimento no número de vendas;
  • Maior engajamento.

Claro que cada uma dessas características e benefícios pode mudar dependendo de como a ideia do mix de produtos é aplicada, do ramo da sua empresa e quais estratégias estão envolvidas no processo de vendas.

Entretanto, independente disso, tais vantagens são muito chamativas para serem ignoradas e juntas podem ser a diferença para que a sua empresa de produtos para limpeza de pisos industriais seja um sucesso ou um fracasso.

Elaborando o seu mix

Agora que já ficou mais claro como funciona o mix de produtos, é importante entender como elaborar um e fazer com que o mesmo seja o mais atrativo possível para o seu negócio. 

Para isso, deve haver interação entre os produtos e o conjunto deles deve fazer sentido, tanto para o seu negócio quanto para o cliente que está disposto a adquiri-lo. 

Diante disso, as dicas e orientações abaixo são para se ter uma direção antes de começar a criar qualquer coisa que muitas vezes não tem relação com o comércio.

01 – Conheça o seu público

Seja você um fornecedor de produtos de limpeza ou vendedor de produtos caseiros, é importante conhecer muito bem o seu público para criar um mix que gere o interesse deles, afinal, são os clientes que ditam como o negócio deve funcionar, ou ao menos, o que deve ser produzido.

Nessa realidade, o seu papel como negócio é antecipar os próximos passos do seu cliente, e quanto mais souber sobre eles, melhor será a sua visão sobre eles e mais eficaz serão as estratégias aplicadas no seu negócio.

Avalie o histórico de vendas dos clientes, crie personas e busque sempre entender ao máximo o cliente. Quando se conhece algo, os próximos passos sempre são mais simples pois se torna mais fácil prever os próximos movimentos das pessoas.

Portanto, invista em tecnologias e práticas que visem obter informações daqueles que compram em seu comércio, independentemente se ele está ou não relacionado a um plano de segurança de produtos químicos.

02 – Busque fornecedores confiáveis

Dependendo de como montar o mix e distribuir a sua estratégia, é comum que as pessoas venham até a sua loja apenas para consumir o mix. 

Diante disso, é preciso ter uma quantidade de produtos em estoque, e para isso, é preciso ter contato com os melhores fornecedores.

Além de entregarem mais rápido e promoverem um produto de qualidade para a sua loja, quando se tornar um cliente confiável, é possível conseguir algumas vantagens ou até mesmo descontos na compra de grandes quantidades.

Por isso, ter uma boa relação com o seu fornecedor é ideal para esse tipo de negócio, oferecendo sempre o que se tem de melhor para o cliente final.

03 – Se mantenha atualizado

Parte do trabalho de uma empresa é manter-se atualizado com as movimentações e mudanças que o mercado de trabalho impõe, principalmente no segmento de atuação. 

Assim como os meios de marketing podem mudar, as vontades e interesses dos clientes também, o que torna importante se atentar ao que eles estão dizendo e comprando.

Além disso, é preciso estar atento com a concorrência, para que então sua empresa esteja sempre o mais atualizada possível em relação ao mercado.

Por isso, não tenha medo de atualizar constantemente o seu mix para atingir um novo público e manter o atual. 

Isso faz parte do negócio e as empresas que não se adaptam ao mercado, estão fadadas a serem menos reconhecidas e até mesmo a ter um lucro menor. Em casos elevados, a falência.

04 – Se atente a sazonalidade

Existem eventos como a própria Black Friday que são ideais para qualquer empresa acabar com o seu estoque com diversas promoções. Os próprios clientes esperam meses para comprar durante esse período.

Independente de como irá organizar a sua estratégia, é sempre interessante preparar campanhas para as épocas sazonais, como o próprio natal, para criar modelos diferentes do seu mix e atrair novos clientes para o comércio.

Um mix de dia das mães pode ser totalmente diferente do mix da Black Friday. Cabe aos responsáveis pelo marketing entenderem o que é melhor e inovarem sempre que possível utilizando essas datas. 

Quando bem feito, é comum que os clientes esperem o próximo ano ou o próximo evento para ver o que a sua empresa trará de novo

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como montar um mix de produtos para a sua loja, explorando ao máximo como fazer isso de maneira inteligente, eficiente e funcional para o seu negócio, mostrando as vantagens e benefícios de se investir nessa estratégia.

Cada negócio pode adaptar as práticas ao seu mercado, buscando inspirações e tendências que melhor se encaixam com a realidade do seu negócio, buscando sempre oferecer ao cliente o que ele precisa e o que melhor condiz com as suas expectativas e vontades.

Tudo irá mudar dependendo do ramo onde a empresa atua, porte, objetivos e metas, público a ser alcançado e produtos disponíveis no mix, mas o importante é começar a investir nessa estratégia.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como orientação e busque aplicar no dia a dia do negócio, aproveitando ao máximo o mix de produtos que vem sendo tão impactante no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

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