Como melhorar a logística de sua loja virtual de roupas?
Atualmente é muito mais fácil para um consumidor mudar de lado em sua relação comercial, passando do lado do cliente para o espaço dos comerciantes. Resultado das soluções digitais, que apresentam ferramentas que permitem uma loja virtual de roupa.
Não é apenas o mercado comercial que encontra-se em completa modificação, a partir das técnicas, ferramentas e estratégias que estão sendo desenvolvidas por meio dos avanços tecnológicos. A sociedade como um todo está em processo de adaptação.
Meios de trabalho, de comunicação, interação social, tudo encontrando-se em um processo de adaptação diante a chegada desses novos instrumentos. Um movimento recorrente na sociedade, como nas mudanças que o maquinário trouxe para o trabalho braçal.
Atualmente, é possível através do mesmo aparelho marcar uma consulta médica, comprar um novo calçado profissional, conversar com um amigo e enviar um documento importante para o seu trabalho. Tudo direto de um dispositivo capaz de caber na sua bolsa.
Há alguns anos muitos diriam que isso era coisa de filme ou série de ficção científica, mas na verdade é uma realidade que está cada vez mais presente no nosso cotidiano, cabendo ao ser humano saber sobre como melhor aproveitar essas ferramentas digitais.
Algo ainda mais importante quando se pensa nas atividade comerciais, e nas possibilidades trazidos por esses instrumentos, facilitando com que uma pessoa abra o seu negócio próprio, assumindo as responsabilidades e vantagens de ser um empreendedor.
E antes de abrir um estabelecimento físico, visto por muitos profissionais como a maior realização de seu sonho, atualmente é possível testar essas águas com a abertura de um negócio digital, voltado a áreas diversas, como a produção de uniformes profissionais SP.
Em alguns casos, o sucesso do seu empreendimento digital pode até colocar em dúvida a necessidade de abrir uma modalidade presencial dessa sua loja, diante do público já conquistado por meio da internet.
As lojas virtuais como opções de vendas
Uma loja virtual necessita de questões similares às que são exigidas em um estabelecimento presencial. Pensando especificamente no comércio de roupas, existem alguns tópicos que merecem certo destaque.
A recepção dos clientes, a indicação de produtos relacionados, os métodos de pagamento e a distribuição de brindes pós-venda, como cupons de desconto, são relações comuns a quem administra um negócio físico.
O que muitos não sabem é que o mesmo pode ocorrer com as lojas virtuais. Algumas empresas de roupa já permitem até que o usuário faça a simulação de como será o visual dessas peças de roupas aplicadas em si, com a tecnologia de realidade aumentada.
Nada que chegue à engenharia usada em filmes, como na comédia As Patricinhas Beverly Hills (1995), no qual a protagonista possui um armário inteligente, que apresenta simulações digitais sobre qual roupa melhor irá se adequar ao seu corpo.
A menos por enquanto, já que as tecnologias continuam a se desenvolver, acompanhando desde a confecção de uma peça de vestuário até o sistema de gerenciamento de transporte utilizado para a movimentação do produto comprado até o consumidor.
Como um todo, o mercado digital apresenta diversos benefícios para os comerciantes.
Melhorias na comunicação
Com a presença constante do público na internet, o seu estabelecimento nessas plataformas é essencial para que a sua loja seja reconhecida pela sua audiência almejada, ainda quando se pensa em uma loja virtual, que se encontra a alguns cliques de distância.
Sendo possível também otimizar o tipo de comunicação adotada pela sua empresa, com a personalização de conteúdos com base em segmentos, ou até mesmo de forma individual, conectando-se de forma direta com o seu consumidor.
Atendimento onipresente
É um desafio para um negociante atender a diferentes clientes ao mesmo tempo, principalmente quando ele se encontra responsável por encontrar também soluções diferentes para o seu negócio, como achar um galpão logístico para alugar.
O mercado digital facilita nesse sentido, com a possibilidade de atender aos seus clientes nos mais diferentes pontos de contato, como:
- Redes sociais;
- E-mail;
- Chatbots;
- Atendimento telefônico.
Possibilidade capazes de otimizar a sua relação com os consumidores.
Custos em geral
O mercado digital opera também com soluções diferenciadas, que em comparação ao mercado presencial, pode resultar em uma melhor relação custo-benefício para quem administra um negócio próprio.
Por mais que manter um site tenha os seus custos relacionados, como o pagamento anual do domínio do endereço virtual, além da hospedagem deste site, as despesas relacionadas são muito menores do que o aluguel mensal de uma loja comercial.
Sem contar também com algumas plataformas que operam de forma gratuita, facilitando o trabalho de quem está interessado em abrir o seu negócio na internet. Seja uma loja de pequeno porte ou uma cooperativa de transporte e movimentação de cargas.
Dependendo apenas da organização dos seus gestores, e como ele pretende administrar esse projeto. Seja em conjunto com um escritório presencial ou atuando unicamente de forma virtual, como é possível encontrar hoje até mesmo instituições bancárias.
Contudo, para quem pretende trabalhar com o seu negócio digital, é importante estar atento a uma prática que ganha destaque no ambiente da internet, sendo até primordial para o seu funcionamento, que é o sistema de estoque e entrega dos produtos comercializados.
Como melhorar o sistema de entregas da sua loja
Só é possível medir o índice de satisfação de um cliente após o recebimento do produto, de acordo com a avaliação que ele retorna ao seu estabelecimento digital. Logo, para que uma companhia consiga medir o seu sucesso, o serviço de entregas é de extrema importância.
Para provar isso não é preciso muito estudo, uma simples navegação em grandes lojas virtuais irá demonstrar essa relação, com a sessão de comentários de um produto tendo notas negativas não por causa de sua qualidade, mas sim pela demora de sua entrega.
Para impedir que tal problema ocorra com a sua recém inaugurada loja de roupas, ou ao menos reduzir a sua probabilidade, afinal contratempos são inevitáveis, é importante prestar atenção nos seus serviços de entrega oferecidos.
Relação com seus fornecedores
O mercado comercial se sustenta a partir da relação dos seus mais diferentes associados, como o que ocorre entre setor empresarial e as lojas voltadas ao público final, ambas sendo dependentes uma da outra, para fomentar a sua relação de oferta e demanda.
Para uma loja de roupas, nesse caso, é preciso contar com a entrega dos fornecedores de diferentes marcas, e caso você seja responsável pela própria confecção das peças, como uma loja de roupas artesanais, é preciso ter em mãos a matéria-prima necessária.
Tudo para que o público tenha acesso rápido aos pedidos comprados em seu site, principalmente para quem trabalha com um sistema de encomendas.
Trabalhe com diferentes serviços de entrega
Tão variado como os mercados digitais são as empresas que fornecem serviços de entrega ao consumidor. Sendo assim, o contato com diferentes empresas de transportes de cargas em SP pode facilitar a entrega de seus produtos na região.
Ao mesmo tempo que contar com transportados a nível nacional pode facilitar os seus serviços de entrega para outros estados, com ambas as empresas fornecendo um trabalho importante para a sua companhia.
Ter contato com diferentes meios de entrega permite oferecer aos clientes maiores opções de frete e tempo de entrega, de acordo com as necessidades dos seus consumidores.
Automação dos processos
A tecnologia facilita não apenas na constituição do seu negócio, mas também com outros processos relacionados ao seu sucesso do seu empreendimento, como um software para gestão de logistica e frete, que oferece aos usuários de um site uma relação clara.
Além do cliente ter uma noção melhor da quantidade de produtos disponível, de acordo com a relação do site com o sistema de estoque, também é possível com a simples digitação de seu CEP (Código de Endereçamento Postal) descobrir o valor do frete e o tempo de demora para entregar na sua região.
Empacotamento adequado dos produtos
A embalagem costuma ser um tópico importante para o consumidor, principalmente quando ele pretende presentear alguém com esse produto, no entanto, quando se pensa no sistema de entrega, a preocupação com a embalagem está mais ligada a segurança desse envio.
Para impedir que o seu produto seja danificado durante o processo de entrega é importante desenvolver um sistema otimizado de empacotamento, com a utilização de materiais adequados, como caixas de papelão para transporte de mercadorias.
Rastreamento das entregas
Muitas vezes o cliente se encontra impaciente para receber a sua compra, ao mesmo tempo que outros procuram informações sobre essa entrega, para ter certeza que o seu produto adquirido não esteja sendo transportado para um endereço errado.
Para ambos os casos a disponibilização de um código de rastreio pode facilitar na sua relação com os seus clientes, dando a eles a possibilidade de poderem acompanhar as etapas de entrega da sua compra.
De forma geral, é possível afirmar que a adoção dessas diferentes dicas poderá trazer grandes benefícios para a sua loja de roupas virtual, garantindo que os seus produtos cheguem de forma rápida e adequada nas mãos dos seus respectivos clientes.
Portanto, quanto melhor for a reação dos consumidores, melhores são as suas avaliações online, trazendo assim um prestígio maior a sua companhia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário
Exclusivamente para você