Como lavar corretamente as suas roupas?

Saiba quais erros você comete e quais pontos melhorar para garantir a preservação das peças.

Lavar roupa pode não ser a sua atividade preferida em casa, mas, assim como outras, precisa ser feita. Por isso, é extremamente importante saber o que pode ou não ser feito nessa hora.

Seja na lavagem à mão ou usando uma lava e seca, é essencial saber as especificidades de cada tecido, quais são os produtos certos para lavá-los e a importância de dividir a lavagem em ciclos.

Não sabe por onde começar? Confira dicas de como lavar as suas roupas corretamente para fazer com que as peças durem mais tempo.

Clique e saiba mais +

Leia as etiquetas das roupas

Ler as etiquetas é super importante. Pode parecer básico, mas evita muitos problemas. Por meio delas você consegue informações sobre os produtos a serem usados, se pode secar ao sol, etc. Cada tecido tem sua particularidade e, se você não entende muito do assunto, o melhor é ficar atento a essas orientações. Isso te ajuda a conservar o tecido e as cores.

Use os produtos certos

Também na etiqueta você consegue encontrar alguns produtos contra indicados para a lavagem. Para manter as roupas com aspecto novo por mais tempo, o melhor é usar os que não agridem os tecidos ou são abrasivos.

Em relação aos produtos, é preciso atenção especial às seguintes questões:

  • não usar amaciante em toalhas para que elas não percam o poder de absorção;
  • não utilizar detergentes nas roupas para evitar que os tecidos fiquem ásperos, com manchas e com resto de sabão;
  • no lugar de água sanitária, aposte em alvejantes sem cloro para lavar roupas brancas, evitando manchas e amarelados;
  • use pouco sabão para não danificar a máquina de lavar;
  • para roupas escuras, prefira o uso de sabão líquido.

Lave apenas roupas em um mesmo ciclo

Roupas, toalhas, roupa de cama e demais itens devem ser lavados com seus pares. Misturar para economizar tempo e produtos não é a melhor opção. Além de os tecidos não combinarem, cada tipo de lavagem tem uma função.

Toalhas e roupas de cama, por exemplo, precisam de um esforço maior na limpeza para tirar todos os fungos, bactérias e microrganismos que podem estar presentes no tecido. Para economizar mesmo, opte por juntar mais peças do mesmo tipo para lavar tudo de uma só vez.

Separe em lavagem leve e pesada

Tecidos leves merecem um ciclo especial, assim como o jeans do dia a dia merece outro. Cada um deve receber um tempo ideal de lavagem, ficar ou não de molho, receber produtos mais fortes para tirar manchas e até mesmo ser lavado com água quente para reforçar a limpeza.

Então, a primeira separação deve ser feita entre tecidos leves e mais resistentes. Se a roupa for muito delicada, com rendas e aplicações, o ideal é colocá-las com um saco de proteção na máquina.

Lave as roupas por cores

Outra separação necessária é por cores. Roupas claras podem receber alvejante sem cloro para remover manchas, mas as coloridas não. Então, o ideal é fazer a separação entre brancas, coloridas e pretas, que pegam plumas com facilidade. Além disso, vale lembrar que a importância dessa distinção é evitar que as roupas de cores mais fortes soltem tinta e manchem as demais durante a lavagem.

Escolha uma boa máquina de lavar

Com os produtos certos e sabendo fazer a separação, a lavagem também inclui uma boa máquina de lavar. Quando você compra um item de qualidade, vai levar menos tempo para trocar, precisará de menos manutenção e ainda ajuda as suas roupas a durarem mais.

Hoje, o mercado oferece uma gama enorme de produtos, capacidades, marcas e modelos para que você escolha a que melhor te atende. Os itens mais procurados são:

  • automática;
  • semiautomática;
  • tanquinho;
  • lava e seca;
  • secadora;
  • centrífuga;
  • mini lavadoras.

Conheça as funcionalidades de cada uma e escolha a sua! Independentemente de qual você vai levar para casa, siga as nossas dicas para usar a tecnologia a seu favor e conservar as suas roupas por muito mais tempo.

Marco da Moda

A data oficial de fundação deste blog é dia 28 de fevereiro de 2018.Este sou eu, Marco Macei, fundador deste blog tentando sensualizar, mas não deu muito certo hehe.Espero compartilhar com vocês dicas de produtos que eu uso para cuidar da pele e do cabelo, e também dicas de moda e estilo masculino, como tatuagens, por exemplo e tudo mais do fantástico e fascinante mundo da moda

Exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Go up