Como lavar corretamente as suas roupas?

Saiba quais erros você comete e quais pontos melhorar para garantir a preservação das peças.

Lavar roupa pode não ser a sua atividade preferida em casa, mas, assim como outras, precisa ser feita. Por isso, é extremamente importante saber o que pode ou não ser feito nessa hora.

Seja na lavagem à mão ou usando uma lava e seca, é essencial saber as especificidades de cada tecido, quais são os produtos certos para lavá-los e a importância de dividir a lavagem em ciclos.

Não sabe por onde começar? Confira dicas de como lavar as suas roupas corretamente para fazer com que as peças durem mais tempo.

Resumo deste conteúdo, clique e acesse

    Leia as etiquetas das roupas

    Ler as etiquetas é super importante. Pode parecer básico, mas evita muitos problemas. Por meio delas você consegue informações sobre os produtos a serem usados, se pode secar ao sol, etc. Cada tecido tem sua particularidade e, se você não entende muito do assunto, o melhor é ficar atento a essas orientações. Isso te ajuda a conservar o tecido e as cores.

    Use os produtos certos

    Também na etiqueta você consegue encontrar alguns produtos contra indicados para a lavagem. Para manter as roupas com aspecto novo por mais tempo, o melhor é usar os que não agridem os tecidos ou são abrasivos.

    Em relação aos produtos, é preciso atenção especial às seguintes questões:

    • não usar amaciante em toalhas para que elas não percam o poder de absorção;
    • não utilizar detergentes nas roupas para evitar que os tecidos fiquem ásperos, com manchas e com resto de sabão;
    • no lugar de água sanitária, aposte em alvejantes sem cloro para lavar roupas brancas, evitando manchas e amarelados;
    • use pouco sabão para não danificar a máquina de lavar;
    • para roupas escuras, prefira o uso de sabão líquido.

    Lave apenas roupas em um mesmo ciclo

    Roupas, toalhas, roupa de cama e demais itens devem ser lavados com seus pares. Misturar para economizar tempo e produtos não é a melhor opção. Além de os tecidos não combinarem, cada tipo de lavagem tem uma função.

    Toalhas e roupas de cama, por exemplo, precisam de um esforço maior na limpeza para tirar todos os fungos, bactérias e microrganismos que podem estar presentes no tecido. Para economizar mesmo, opte por juntar mais peças do mesmo tipo para lavar tudo de uma só vez.

    Separe em lavagem leve e pesada

    Tecidos leves merecem um ciclo especial, assim como o jeans do dia a dia merece outro. Cada um deve receber um tempo ideal de lavagem, ficar ou não de molho, receber produtos mais fortes para tirar manchas e até mesmo ser lavado com água quente para reforçar a limpeza.

    Então, a primeira separação deve ser feita entre tecidos leves e mais resistentes. Se a roupa for muito delicada, com rendas e aplicações, o ideal é colocá-las com um saco de proteção na máquina.

    Lave as roupas por cores

    Outra separação necessária é por cores. Roupas claras podem receber alvejante sem cloro para remover manchas, mas as coloridas não. Então, o ideal é fazer a separação entre brancas, coloridas e pretas, que pegam plumas com facilidade. Além disso, vale lembrar que a importância dessa distinção é evitar que as roupas de cores mais fortes soltem tinta e manchem as demais durante a lavagem.

    Escolha uma boa máquina de lavar

    Com os produtos certos e sabendo fazer a separação, a lavagem também inclui uma boa máquina de lavar. Quando você compra um item de qualidade, vai levar menos tempo para trocar, precisará de menos manutenção e ainda ajuda as suas roupas a durarem mais.

    Hoje, o mercado oferece uma gama enorme de produtos, capacidades, marcas e modelos para que você escolha a que melhor te atende. Os itens mais procurados são:

    • automática;
    • semiautomática;
    • tanquinho;
    • lava e seca;
    • secadora;
    • centrífuga;
    • mini lavadoras.

    Conheça as funcionalidades de cada uma e escolha a sua! Independentemente de qual você vai levar para casa, siga as nossas dicas para usar a tecnologia a seu favor e conservar as suas roupas por muito mais tempo.

    Marco da Moda

    Em nosso portal de conteúdo sobre moda, você terá o melhor material da internet sobre moda masculina e feminina. Você não vai se arrepender, fique a vontade em nosso portal de conteúdo sobre moda. Marco da moda é feito especialmente para você :)

    Separamos especialmente para você

    Go up

    Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais