Coronavírus: como lavar as mãos

Como lavar as mãos corretamente | Coronavírus

Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Neste artigo, eu trouxe um vídeo excelente sobre como lavar as mãos corretamente e se proteger do coronavírus.

Além do vídeo, abaixo há algumas perguntas sobre esse vírus que vem amedrontando o mundo todo. Será que é possível se contaminar com o coronavírus mais de uma vez? Confiram logo a seguir.

O que é o coronavírus?

Descoberto na China no finalzinho do ano de 2019, o novo coronavírus, o COVID-19, faz parte de um grupo de vírus conhecidos por causarem infecções respiratórias. A diferença deste, e o que tem preocupado tanto, é o fato dele ser altamente contagioso e resistente ao meio ambiente.

Será que é possível pegar o coronavírus mais de uma vez?

Assim como qualquer resfriado ou gripe, é possível sim pegar o coronavírus por uma segunda ou mais vezes, igual ao caso de uma mulher da cidade de Osaka no Japão, portanto, mesmo após ser curado da infecção, os cuidados necessitam continuar.

Por outro lado, as chances disso ocorrer logo em seguida são mínimas, de acordo com o virologista Florian Krammer da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova Iorque.

Preciso tirar a barba por causa do coronavírus?

Segundo Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas da USP, esta medida se aplica aos profissionais da saúde, uma vez que a barba pode impedir a vedação correta da máscara e prejudicar a capacidade de filtrar os vírus e outras impurezas.

Para a população em geral, a infectologista e diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, Lessandra Michelin, explica que não há necessidade de depilar totalmente o rosto, basta manter os pelos curtos e lavar a pele e os fios com água e sabão.

COVID-19: higienização das mãos
Como lavar as mãos: Lavem bem as mãos, fiquem em casa, evitem de sair com animais de estimação para evitar a transmissão indireta do vírus, e mantenham a barba e as unhas curtas

Unhas longas, anéis e esmaltes devem ser evitados?

Sim. Conforme a explicação da enfermeira Danielle Bartoly, gerente do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, as unhas precisam ser mantidas curtas e sem esmalte, especialmente se estiverem craqueladas, pois viram um ambiente acolhedor para os micro-organismos.

Ela ainda salienta que anéis, alianças, pulseiras, unhas postiças e de gel devam ser igualmente evitados enquanto durar este surto do coronavírus. Nestas horas, a prioridade é sempre a saúde, a vaidade fica de lado.

Os animais de estimação contraem esse vírus? Eles transmitem aos seres humanos?

Podem ficar tranquilos, os nossos bichinhos não ficam doentes do COVID-19, nem transmitem aos seres humanos de forma direta. Contudo, se o pet pisar numa saliva contaminada ou alguém doente tocá-lo, ele pode passar para os humanos de forma indireta.

O veterinário Isaac Avelino, em uma entrevista dada à TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, afirmou que o vírus pode grudar nas patas ou nos pelos do animal como se fosse uma maçaneta de porta contaminada.

Como prevenir o contágio?

  • Além de lavar as mãos, o álcool em gel é outro aliado na prevenção contra este vírus. O álcool líquido não é muito indicado por ser altamente volátil (evapora rapidamente).
  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Utilizar a região interna do cotovelo para isto. O uso de máscara descartável deve ser adotado por pessoas já doentes, mas caso ainda queiram usar, lembrem-se de fazer a troca após quatro horas, porque, após este período, a eficácia da barreira contra os micro-organismos é diminuída.
  • Evitar aglomerações e espaços fechados se estiver doente. Não passem o vírus adiante, até porque isto é crime de acordo com a nossa legislação.
  • Manter os ambientes bem ventilados, abrir as portas e janelas para a melhor circulação de ar nas áreas internas da casa.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, com copos, talheres, toalhas e outros.

COVID-19: Como lavar as mãos corretamente?

No vídeo abaixo, a autora (desconhecida) explica de forma didática como lavar bem as mãos. Ela usa uma tinta para mostrar as partes mais complicadas e que podem ficar desprotegidas de uma boa higienização.

Fontes:


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

PRIMEIROS SINAIS DA CALVÍCIE: COMO IDENTIFICAR?

POLÍTICOS BRASILEIROS: AS CELEBRIDADES DO MOMENTO

COMO PROTEGER A PELE DO SOL: 5 MÉTODOS FÁCEIS


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta