Cuidados Faciais

Como fazer uma limpeza de pele em casa

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Hoje resolvi compartilhar com vocês os passos que eu faço para uma limpeza de pele em casa.

É muito importante manter uma rotina diária de cuidados faciais e, por isso, mesmo ficando repetitivo, é bom salientar que uma pele bem limpa permanece jovem por mais tempo. Não sou eu que estou falando, diversos estudos já provaram isto.

O que vou ensinar aqui deve ser feito no máximo uma vez por mês e não se compara com a limpeza de pele feita por uma esteticista, mas garanto que o resultado vai ser muito bom. Muita atenção se vocês tiverem a pele fina ou sensível para não acabar machucando-a.

1 – Lavar o rosto

O primeiro passo da minha limpeza de pele em casa é lavar o rosto. Nada de segredos até aqui. Se vocês desejarem, em dias frios, usem água morna que vai até facilitar para as etapas seguintes.

Gel para limpar o rosto MK Men
Foto com o gel de limpeza facial MK Men da Mary Kay. Não reparem no cabelo, a raiz está alta, porque estou passando pela transição capilar

Para lavar o rosto, vocês podem utilizar sabonete líquido, gel de limpeza facial ou shampoo Johnson’s, que é bem suave, porém eu estou usando o gel MK Men da Mary Kay.

Já fiz várias resenhas de produtos para limpar o rosto, caso tenham interesse, vejam em: Limpeza Facial.

2 – Esfoliação leve

Aqui vamos esfoliar o rosto de forma mais suave e superficial. Eu estou usando o esfoliante Pore Penetrating da Avon. Depositem o produto no rosto e massageiem com movimentos circulares leves.

Esfoliante Clearskin Pore Penetrating da Avon

Escolhi este produto porque as esferas são um pouco maiores e, por isso, este esfoliante é menos agressivo e mais superficial. Após uns três minutos de esfoliação, enxaguem o rosto e só retirem o excesso de água, pois vamos passar para a próxima etapa na sequência.

3 – Esfoliação profunda

Está é a fase mais importante. Aqui vamos “pegar mais pesado” na esfoliação. Por isso, indico vocês lerem o artigo sobre o esfoliante caseiro feito com bicarbonato de sódio e fazer a receita nesta etapa.

Esfoliante da Mary Kay TimeWise

Eu vou usar o esfoliante da Mary Kay que contém microesferas e proporciona uma esfoliação bem mais profunda se comparado ao da Avon. Façam os movimentos circulares pelos mesmos três minutos do passo anterior.

Antes que alguém pergunte, eu não estou sendo patrocinado pela Mary Kay, é que estou usando os produtos desta marca atualmente e possuem uma qualidade excelente.

Aqui é a fase onde se pode espremer aqueles cravos chatos, principalmente do nariz, pois vão sair com maior facilidade. Se quiserem, peguem uma bacia com água quente e cubram a cabeça com uma toalha (sauna) para amolecer ainda mais os cravos.

4 – Lavar o rosto

Por que lavar o rosto novamente? Porque na etapa anterior, ao espremer os cravos, muitas vezes acaba liberando oleosidade na pele e devemos retirá-la. Também percebi que incluir uma segunda lavagem, na limpeza de pele em casa, deixou meu rosto sem oleosidade por mais tempo.

O produto pode ser o mesmo que foi usado na primeira fase, ou pode ser outro que proporcione uma limpeza mais profunda. Os que contém ácido salicílico na fórmula podem ser ótimas opções.

5 – Aplicar máscara de argila

Nesta etapa eu gosto de aplicar uma máscara de argila branca para nutrir e hidratar a pele. A máscara de argila branca também possui propriedades que clareiam as manchas do rosto e vai acalmar a pele.

Argila branca para o rosto

Se a pele de vocês for muito oleosa, usem a máscara de argila verde que tem função adstringente e deixa a pele muito mais seca. Neste aspecto ela é mais forte que a argila branca.

As argilas podem ser compradas em perfumarias, mas a minha eu comprei em uma loja de produtos naturais e saiu bem mais barato. Fica como dica de economia.

Preparem a máscara conforme indicação da fabricante e deixem o tempo de pausa adequado. Eu costumo deixar uns 15 minutos. Depois lavo, seco o rosto e sigo para o próximo passo.

6 – Hidratar o rosto

Está é a última etapa da limpeza de pele em casa, onde vocês devem passar um hidratante no rosto. Podem aplicar um protetor solar também ou, fazer como eu e usar um hidratante que já tenha fator de proteção solar.

Hidratante com protetor solar MK Men

Atualmente estou usando esta loção hidratante intensiva da Mary Kay – MK Men, que eu ainda não fiz a resenha aqui no blog, mas logo deve sair, com 30 FPS e protege contra os raios UVA e UVB.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

RESENHA DA ESCOVA DE LIMPEZA FACIAL DA BELLIZ

POR QUE OS VÍDEOS DE EXTRAÇÃO DE CRAVOS FAZEM TANTO SUCESSO?

RESENHA: CREME DE LIMPEZA TIMEWISE 3 EM 1 DA MARY KAY


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários o que vocês acharam da minha dica de limpeza de pele em casa.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!