
Como Continuar Linda Após A Gravidez?

Muitas mudanças podem ocorrer na pele das mulheres durante a gravidez. Grande parte delas estão relacionadas ao aumento dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) para os pigmentos da pele, vasos sanguíneos, glândulas e sistema imunológico.
Essas alterações podem ser fisiológicas ou apresentar-se como distúrbios cutâneos.
As mudanças que mais afetam as mulheres são revertidas pouco tempo após o parto, mas tomar alguns cuidados pode garantir que essa retomada seja ainda mais rápida e completa.
Alguns detalhes sobre este assunto poderão ser vistos abaixo:
- Pigmentação
- Estrias E Rugas
- Alterações Dos Vasos Sanguíneos
- Mudanças De Cabelo E Unhas
- Acne Durante A Gravidez
- Erupção Cutânea Durante A Gravidez
- Dicas Sobre Cuidados Com A Pele Durante A Gravidez
- Dicas Sobre Cuidados Com A Pele Após O Parto
- Segurança De Maquiagem E Produtos Para Cuidados Com A Pele/Cabelos Durante A Gravidez
- Felicidade É O Melhor Tratamento De Beleza
Pigmentação
Durante a gravidez, é natural que a cor dos mamilos, a pele da genitália e o centro da barriga escureçam, assim como sardas e “sinais” pré-existentes.
Manchas escuras, também chamadas de melasmas, podem aparecer nas bochechas, testa, nariz e queixo.
Aqui, os depósitos de melanina são aumentados na superfície e no meio da pele. Felizmente, o pigmento, na grande maioria das vezes, desaparece após o parto.
Matéria recentemente publicada no portal maeexperiente.com, no entanto, salienta que é de suma importância que a mãe utilize protetor solar, tanto na gravidez quanto posteriormente, inclusive quando for levar o bebê para passear em horários de menor calor, para evitar que essas manchas se tornem permanentes.
Muitas mulheres normalmente apresentam uma linha branca tênue (chamada linha alba) que vai do umbigo até o centro do osso púbico.
No segundo trimestre da gravidez, essa linha pode escurecer e ficar visível, além de poder se estender para cima do umbigo.
A linha nigra é mais escura em mulheres de pele mais escura e geralmente clareia vários meses após o parto.
Estrias E Rugas
O alongamento e distensão da barriga faz com que a pele se divida. Essas linhas divididas são chamadas de estrias gravídicas.
São linhas onduladas arroxeadas que aparecem na barriga, nos seios, nas coxas e na virilha. Após o parto, elas ficam mais pálidas, mas as estrias permanecem como cicatrizes permanentes.
Além das estrias, o estiramento da pele também pode fazer com que, no retorno ao peso normal, a pele se torne flácida, com marcas semelhantes a rugas, principalmente na região da barriga.
Cremes para rugas, óleos (como o de amêndoa), hidratantes, pomadas ou cosméticos especificamente feitos para tratamento de estrias podem auxiliar na redução do aspecto das marcas, mas apenas tratamentos estéticos a laser conseguem realizar a remoção das cicatrizes e da flacidez cutânea por completo.
Alterações Dos Vasos Sanguíneos
As alterações relacionadas aos vasos sanguíneos aparecem como vermelhidão nas palmas das mãos, conhecida como eritema palmar; varicosidades venosas nas pernas, caroços vasculares nas gengivas e/ou proliferação de vasos sanguíneos na face e no peito.
O aumento do volume de sangue também faz com que as bochechas adquiram um atraente rubor por causa dos muitos vasos sanguíneos logo abaixo da superfície da pele.
Além dessa vermelhidão, o aumento das secreções das glândulas sebáceas confere à pele um brilho ceroso. Muitos veem isso como o “brilho da gravidez”.
Um aumento das veias varicosas pode ocorrer na vulva e na vagina no final do segundo ou terceiro trimestre. Isso pode causar uma sensação de “peso” na virilha.
Mudanças De Cabelo E Unhas
É comum que a grávida aparente ter um volume maior de cabelo no couro cabeludo.
Isso ocorre porque o aumento do estrogênio suporta um ciclo de vida mais longo no seu cabelo.
Infelizmente, o excesso de cabelo cai após o parto, e a maioria das mulheres fica bastante chateada com essa fase que é vista como uma quantidade enorme de fios caindo no box do banheiro enquanto lavam o cabelo.
A perda pode durar de três a seis meses.
Além disso, os pelos podem aumentar no rosto, costas e pernas. As unhas podem ficar quebradiças e rachadas nas pontas.
Acne Durante A Gravidez
A maioria das mulheres sua mais à medida que suas glândulas sudoríparas se tornam mais ativas. Especialmente no terceiro trimestre da gestação, as glândulas sebáceas tornam-se ativas e é natural que a mulher desenvolva espinhas ou acne.
Erupção Cutânea Durante A Gravidez
Durante a gestação, pode acontecer de surgirem coceiras angustiantes pela pele.
Isso ocorre devido ao transporte prejudicado da bile para o fígado, fazendo com que ela circule no corpo.
Algumas doenças de pele pioram durante a gravidez, em especial eczema, psoríase, acne, lúpus eritematoso e candidíase fúngica (infecção da vagina).
Dicas Sobre Cuidados Com A Pele Durante A Gravidez
- Use um protetor solar de amplo espectro no rosto todos os dias, para evitar que o pigmento escureça ainda mais. Evite o sol quente.
- Embora o sabonete neutro seja recomendado durante a gravidez, os sabonetes hidratantes são melhores.
- Um hidratante com protetor solar é útil. O fator FPS ou fator de proteção solar precisa ser de, pelo menos, 15 ou 20.
- A barriga precisa de um hidratante fisiológico enriquecedor e ser amparada com calcinhas especiais para gestantes. A maioria das mulheres continua a usar suas calcinhas normais, mas elas não suportam a distensão da pele. As divisões seriam menores, se essas calcinhas especiais de maternidade fossem usadas. Você precisa se exercitar para manter os músculos do abdômen fortes. O exercício também reduz a incontinência de esforço. Esta é uma condição em que a urina vaza quando você tosse ou espirra forte.
- Mantenha seu corpo limpo, pois você sentirá suor e calor, mas limite os banhos a apenas uma vez por dia. Mantenha o cabelo limpo com um xampu suave diário.
- Consulte o seu médico se tiver eczema grave, pois cremes esteróides podem ser necessários.
- Certifique-se de tomar vitaminas e cálcio. Alguns tipos de psoríase pioram com baixo teor de cálcio em seu corpo.
- A acne pode ser tratada com loções antibióticas, como as compostas por eritromicina ou clindamicina. Não use creme de tretinoína (Retin-A) durante a gravidez, pois é conhecido por causar múltiplas malformações no bebê.
- Reduza a ingestão de alimentos com muito fermento (pão, macarrão e bolos, por exemplo) se tiver infecção genital fúngica.
- Tenha um sono adequado. O exercício adequado ajuda a pele a brilhar. Os cosméticos são mantidos no básico, como protetor solar, hidratante e produtos de limpeza suaves.
- Acima de tudo, seja feliz e não coma demais como se estivesse comendo por dois . O excesso de gordura adquirida pode ser difícil de eliminar.
- Os hidratantes ajudam a diminuir a coceira. Um hidratante fisiológico é útil. Tente não usar parafina na pele, pois isso pode entupir os poros.
Dicas Sobre Cuidados Com A Pele Após O Parto
Como há pelo menos quatro meses de cuidados pós-parto para a mãe que trabalha e muito mais tempo para as mães que não trabalham, é possível realizar alguns cuidados que ajudam a pele a voltar ao normal.
- Os exercícios podem tonificar o abdômen e reduzir as estrias.
- O creme de vitamina A de baixa potência ajudará a melhorar as cicatrizes na barriga. Como você ficará cansada por cuidar do bebê durante longos períodos, tente dormir o suficiente e permita que outras pessoas ajudem a cuidar do neném sempre que puder. Você precisa estar bem descansada e feliz.
- Os seios podem estar doloridos porque o bebê suga o mamilo com muita força. Permita que a criança sugue adequadamente também na área areolar. Limpe a área do mamilo e hidrate-os.
- Continue a usar um protetor solar e um creme clareador chamado creme de hidroquinona para limpar o melasma.
- Continue a usar hidratantes no corpo diariamente, principalmente após o banho.
- Para queda excessiva de cabelo, você pode usar spray de minoxidil no couro cabeludo.
- Para qualquer acne remanescente, você pode usar antibióticos tópicos, creme oxi e um creme de vitamina A à noite.
- Se você ou seu bebê desenvolver erupções cutâneas, consulte um médico.
- Use uma folha de gel de silicone ou creme de silicone na ferida da cesariana (se for o caso) para reduzir a chance de formação de queloide (crescimento excessivo de tecido fibroso na ferida da cesariana).
Segurança De Maquiagem E Produtos Para Cuidados Com A Pele/Cabelos Durante A Gravidez
A exposição a certos agentes ambientais durante a gravidez pode levar a defeitos congênitos, crescimento fetal anormal e complicações na gravidez.
Para a maioria dos produtos para cuidados com a pele e cabelos, a evidência de danos durante a gravidez não está estabelecida pois nem todos os produtos foram estudados adequadamente na gravidez.
Os produtos químicos de certos produtos para a pele e para o cabelo podem ser absorvidos pela pele e entrar na corrente sanguínea. Portanto, se você deseja proteger seu bebê em desenvolvimento de exposição química desnecessária, especialmente durante o primeiro trimestre, quando sistemas de órgãos críticos estão se desenvolvendo, evite o uso desses produtos durante a gravidez.
Produtos como xampus, sprays de cabelo, sabonetes, loções e desodorantes não demonstraram ser prejudiciais durante a gravidez. O uso desses produtos geralmente é seguro.
Também não se sabe se os produtos químicos usados em produtos para unhas artificiais são seguros para uso por qualquer pessoa, esteja grávida ou não.
Os removedores de unhas contêm ingredientes que são extremamente tóxicos se ingeridos, então é preciso tomar cuidado.
Felicidade É O Melhor Tratamento De Beleza
Após todas essas informações e dicas, é conveniente lembrar que as questões estéticas não devem ser uma obsessão.
Durante a gravidez e logo após o nascimento do bebezinho, a saúde física e mental da mulher são o que há de mais importante, seguido, claro, da saúde e do bom desenvolvimento do bebê.
A felicidade é um tônico para a pele, cabelos e unhas, além de aumentar a energia e hormônios muito positivos para o emagrecimento e a recuperação no pós-parto.
Com um pouco de paciência, tudo volta ao normal, ou fica ainda melhor!Confira; Como decorar o quarto do bebê?
Exclusivamente para você