O que é color block

Color block ou color blocking: conceito de moda

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver o que é o color block e algumas dicas de como usar.

Mas antes de vermos tudo sobre este conceito, que tal conhecermos um pouco da história dele? É atribuído ao vestido Mondrian, criado em 1965 por Yves Saint Laurent, o início do uso de bloco de cores na moda.

Inspirado na obra “Composição II” de Piet Mondrian (1929), esta peça é tão icônica que está na lista dos 50 vestidos que mudaram a história do mundo da moda juntamente com o terninho Chanel, a título de curiosidade.

O que é o color block?

Blog de moda masculina Marco da Moda

Podemos afirmar, de forma bastante simples, que se trata de um look composto de peças com cores fortes e vibrantes que se destacam e criam um contraste entre si. Ou seja, é um modo bem colorido de se vestir, por isso, alguns gostam, outros odeiam completamente.

Em português, o termo color block significa bloco de cores e se dá por meio da combinação de peças coloridas com estampas lisas, apesar de alguns defenderem o uso de padronagens, como o xadrez, listras e afins.

Look masculino com color block

Muito usado na década de 60 e final dos anos 80, num primeiro momento, o color blocking pode parecer estranho, mas quando empregado da forma correta, o visual ganhar mais vida e estilo.

As vestes influenciam bastante no resultado e, diferentemente do que possa parecer, as peças mais clássicas são as que ficam mais interessantes. E vocês, o que acham?

Qual a diferença entre color block e color blocking?

Moda masculina: blusão moletom colorido
Blusão moletom em color block

Para alguns, color block e color blocking são a mesma coisa, não há distinção e, por isso, ambos os termos são corretos e podem ser empregados em qualquer situação.

Contudo, outros afirmam que color block é quando uma peça possui blocos de cores nela e o color blocking é a ação de criar os blocos de cores com diferentes peças.

Portanto, usem o termo da maneira que vocês acharem melhor, o importante é saber compor um look agradável que não agrida os olhos, nem seja considerado esdrúxulo pelas pessoas.

Como combinar?

Círculo cromático: color blocking
Imagem: círculo cromático – Fonte: Ferricelli

Devo admitir que chegamos na parte mais complicada quando se trata deste assunto. Há três maneiras básicas de montar um outfit com este conceito. Porém, antes precisamos conhecer o círculo cromático e a harmonização entre as cores.

As cores análogas são vizinhas no círculo e, com isso, a composição realizada com elas são menos chamativas. Já as complementares são aquelas opostas e contrastantes, como azul e o laranja, e a combinação entre elas é mais aparente e evidenciada.

Look com cores triádicas

A harmonia triádica ou cores triádicas formam um triângulo na roda cromática e a distância entre elas é a mesma. O azul, amarelo e vermelho presentes na roupa do rapaz da foto é um bom exemplo disto. Estou desconsiderando o verde só para usar como exemplo, OK.

Usada com o único propósito de exemplificar o texto e antes que alguém reclame, vocês não precisam, nem devem usar uma roupa dessas. Esta deve ter sido destinada para alguma campanha ou evento de moda.

Outfit casual com camiseta polo

A primeira orientação para usar o color blocking é dar preferência para as peças minimalistas. Quanto mais simples for o corte e a costura, melhor. Também evitem estampas ou detalhes chamativos, até porque, as cores já são bastante destacadas.

Como observado acima, as cores complementares, azul e laranja, formaram um outfit bem interessante e alinhado. Reparem que ele optou por cores neutras nos acessórios escolhendo o marrom para o calçado e o cinto.

Look masculino esportivo

Para usar o color block com maior segurança, a próxima sugestão é apostar somente em duas cores, pois fica mais fácil de acertar a combinação.  Verde e vermelho, amarelo e roxo, são algumas das opções possíveis.

Ao inserir uma peça neutra no look, como o tênis branco do exemplo acima, o choque que ocorre entre as tonalidades acaba por ser suavizado. Pode não parecer, mas isto faz toda a diferença.

Look masculino com camisa jeans

As cores complementares são mais chamativas que as análogas devido a grande diferença entre elas. Uma outra dica para quem quer usar o color block, mas tem receio em chamar muita atenção, é optar pelos tons pastéis.

Eles são mais suaves e discretos em comparação aos vibrantes. Consequentemente, o uso deles minimiza a percepção alheia sobre essa oposição que as cores criam umas sobre as outras.

Por ele ter usado a camisa jeans e a calça branca, percebam como ficou bem discreto o uso de bloco de cores, quase imperceptível. A propósito, o jeans azul presente em calças, jaquetas e camisas também pode ser usado com esta finalidade de disfarce.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

ANIMAL PRINT: TENDÊNCIA DE MODA MASCULINA DESTE ANO

NEON: APOSTE NOS TONS ELETRIZANTES PARA 2019

CONFIRA 5 TENDÊNCIAS DE MODA MASCULINA PARA 2019


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês usariam o bloco de cores em seus looks.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!

Deixe uma resposta