Color block ou color blocking: conceito de moda
Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver o que é o color block e algumas dicas de como usar.
Mas antes de vermos tudo sobre este conceito, que tal conhecermos um pouco da história dele? É atribuído ao vestido Mondrian, criado em 1965 por Yves Saint Laurent, o início do uso de bloco de cores na moda.
Inspirado na obra “Composição II” de Piet Mondrian (1929), esta peça é tão icônica que está na lista dos 50 vestidos que mudaram a história do mundo da moda juntamente com o terninho Chanel, a título de curiosidade.
O que é o color block?
Podemos afirmar, de forma bastante simples, que se trata de um look composto de peças com cores fortes e vibrantes que se destacam e criam um contraste entre si. Ou seja, é um modo bem colorido de se vestir, por isso, alguns gostam, outros odeiam completamente.
Em português, o termo color block significa bloco de cores e se dá por meio da combinação de peças coloridas com estampas lisas, apesar de alguns defenderem o uso de padronagens, como o xadrez, listras e afins.
Muito usado na década de 60 e final dos anos 80, num primeiro momento, o color blocking pode parecer estranho, mas quando empregado da forma correta, o visual ganhar mais vida e estilo.
As vestes influenciam bastante no resultado e, diferentemente do que possa parecer, as peças mais clássicas são as que ficam mais interessantes. E vocês, o que acham?
Qual a diferença entre color block e color blocking?
Para alguns, color block e color blocking são a mesma coisa, não há distinção e, por isso, ambos os termos são corretos e podem ser empregados em qualquer situação.
Contudo, outros afirmam que color block é quando uma peça possui blocos de cores nela e o color blocking é a ação de criar os blocos de cores com diferentes peças.
Portanto, usem o termo da maneira que vocês acharem melhor, o importante é saber compor um look agradável que não agrida os olhos, nem seja considerado esdrúxulo pelas pessoas.
Como combinar?
Devo admitir que chegamos na parte mais complicada quando se trata deste assunto. Há três maneiras básicas de montar um outfit com este conceito. Porém, antes precisamos conhecer o círculo cromático e a harmonização entre as cores.
As cores análogas são vizinhas no círculo e, com isso, a composição realizada com elas são menos chamativas. Já as complementares são aquelas opostas e contrastantes, como azul e o laranja, e a combinação entre elas é mais aparente e evidenciada.
A harmonia triádica ou cores triádicas formam um triângulo na roda cromática e a distância entre elas é a mesma. O azul, amarelo e vermelho presentes na roupa do rapaz da foto é um bom exemplo disto. Estou desconsiderando o verde só para usar como exemplo, OK.
Usada com o único propósito de exemplificar o texto e antes que alguém reclame, vocês não precisam, nem devem usar uma roupa dessas. Esta deve ter sido destinada para alguma campanha ou evento de moda.
A primeira orientação para usar o color blocking é dar preferência para as peças minimalistas. Quanto mais simples for o corte e a costura, melhor. Também evitem estampas ou detalhes chamativos, até porque, as cores já são bastante destacadas.
Como observado acima, as cores complementares, azul e laranja, formaram um outfit bem interessante e alinhado. Reparem que ele optou por cores neutras nos acessórios escolhendo o marrom para o calçado e o cinto.
Para usar o color block com maior segurança, a próxima sugestão é apostar somente em duas cores, pois fica mais fácil de acertar a combinação. Verde e vermelho, amarelo e roxo, são algumas das opções possíveis.
Ao inserir uma peça neutra no look, como o tênis branco do exemplo acima, o choque que ocorre entre as tonalidades acaba por ser suavizado. Pode não parecer, mas isto faz toda a diferença.
As cores complementares são mais chamativas que as análogas devido a grande diferença entre elas. Uma outra dica para quem quer usar o color block, mas tem receio em chamar muita atenção, é optar pelos tons pastéis.
Eles são mais suaves e discretos em comparação aos vibrantes. Consequentemente, o uso deles minimiza a percepção alheia sobre essa oposição que as cores criam umas sobre as outras.
Por ele ter usado a camisa jeans e a calça branca, percebam como ficou bem discreto o uso de bloco de cores, quase imperceptível. A propósito, o jeans azul presente em calças, jaquetas e camisas também pode ser usado com esta finalidade de disfarce.
INDICAÇÃO DE LEITURA:
ANIMAL PRINT: TENDÊNCIA DE MODA MASCULINA DESTE ANO
NEON: APOSTE NOS TONS ELETRIZANTES PARA 2019
CONFIRA 5 TENDÊNCIAS DE MODA MASCULINA PARA 2019
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês usariam o bloco de cores em seus looks.
Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!
Deixe um comentário
Exclusivamente para você