Moda Masculina

Chapéu Panamá: proteja-se do sol com estilo

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, o assunto é sobre um acessório masculino. Nós vamos ver a origem, as características e dicas de como usar o famoso chapéu Panamá.

As estações mais quentes do ano se aproximam e pensando especialmente no verão, onde a incidência solar é muito maior, devemos aliar estilo com funcionalidade para preservar a nossa saúde.

Que tal usar um chapéu para proporcionar maior proteção à pele? A dica é apostar no chapéu feito de palha conhecido mundialmente como Panamá. Se interessou pelo assunto né, então bora conferir tudo sobre ele logo abaixo.

Origem e características do chapéu Panamá

Acessório masculino de verão: chapéu de palha
É atribuído a Theodore Roosevelt, presidente americano, a popularização do chapéu de palha Panamá no começo do século passado

Diferentemente do que muitos pensam, o chapéu Panamá não tem sua origem naquele país localizado entre a Costa Rica e a Colômbia. Pelo contrário, ele foi inventado no Equador durante o século 19. Inclusive, é conhecido como “El Fino” lá.

É um clássico da moda masculina que conta com um design sofisticado e elegante, mais leve e que não esquenta tanto a cabeça como outros modelos, por isso, é ideal para os dias quentes, sobretudo por proteger o rosto e a nuca dos raios solares.

Feito à mão de palha Carludovica Palmata trançada em forma circular, ele possui um topo visivelmente arqueado e um cone achatado na frente. O topo também costuma ser chamado de copa ou coroa e o cone é a parte onde se encaixa a cabeça.

Dica de acessório para homens
Muito parecido com o chapéu Fedora, o Panamá se diferencia pelo material usado: a palha Carludovica Palmata, facilmente encontrada no Equador e países vizinhos

A aba é de aproximadamente 6 cm, porém há modelos com abas maiores ou menores, e ainda pode vir em várias cores, sendo comum o cáqui, bege, marrom, marfim, branco e preto. Geralmente, a fita tem uma tonalidade mais escura que o corpo do Panamá.

Basicamente, a grande diferença entre ele e o Fedora é justamente o material com que ambos são confeccionados. Enquanto que o Panamá é feito de palha trançada, o chapéu Fedora é fabricado em feltro.

Curiosidade: Existe um modelo com o cone mais alto na frente e com a aba curvada na parte de trás, este tipo pode receber o nome de gangster devido às suas características. Era o preferido do músico brasileiro Tom Jobim.

Looks com o chapéu Panamá

Look de verão com camisa floral
As camisas estampadas em viscose são também chamadas de resort

Perfeito para ser usado durante aquelas férias ou finais de semana na praia, este modelo de chapéu, por ter uma coloração neutra, vai bem com uma camisa estampada, como esta acima em floral.

As camisas estampadas tropicais estão bem cotadas para esta temporada e são, na maioria das vezes, confeccionadas em viscose, um tecido sintético leve e fresco, que sempre volta com força para a primavera e o verão.

Look masculino casual com chapéu Panamá
Look casual com calça de linho. Está liberado o algodão, a viscose e o linho em dias com temperatura alta, só fuja do poliéster

O próximo outfit combinou o chapéu com uma calça de alfaiataria azul em linho, outro tecido fino e elegante para os dias mais quentes do ano. Para completar, ele optou por uma camiseta branca básoca de algodão e uma sandália.

Look ideal: camisa cor de caramelo, calça off white corte reto em linho, sandália Birkenstock de tiras de couro marrom escuro e o Panamá em marfim. Essa sugestão serve até tanto para o Réveillon quanto para dias comuns.

Blog de moda masculina Marco da Moda
O chapéu de palha Panamá não é tão versátil quando o assunto é formato de rosto. O mais democrático é o Fedora que combina com todos os tipos de face

“Será que este modelo de chapéu combina com o formato do meu rosto?”. Com relação a este assunto, eu não tenho boas notícias. O Panamá é melhor adaptado para os rostos retangulares e ovais. Mas façam um teste, experimentem e se gostarem, usem sem medo.

Se a intenção de vocês for mesclar ele com outros acessórios, prefiram os fabricados em couro para os colares e as pulseiras. Já os búzios voltaram com força total como observado no tornozelo do rapaz. Fica a dica.

Outfit masculino despojado para o verão
Outfit despojado com chapéu, shorts listrado e sapato casual Loafer

Para guardar e conservar o chapéu Panamá, alguns cuidados são extremamente necessários a fim de manter sua vida útil. Primeiro, nunca molhar o acessório, se for preciso limpar, use um pano e sabonete neutro.

Segundo, apesar da proibição de molhar o item, ele deve ser mantido em um ambiente levemente úmido. Locais muito secos o estragam. Caso vocês morem em cidades com baixa umidade, borrifem um pouco de água uma vez por dia no topo do chapéu.

Dica de moda com chapéu Panamá
Para os centros urbanos, o chapéu Fedora é o mais indicado, porém podem usar o Panamá sem problema algum

Podendo ser usado inclusive em ambientes urbanos, aqui as bermudas e os shorts dão lugar às calças jeans ou às de sarja. Neste caso, priorizem cores escuras para o chapéu, mas tentem manter o visual mais despretensioso possível.

Onde comprar: é muito mais fácil encontrar um chapéu deste tipo à venda em lojas especializadas. Outra vantagem é que elas possuem uma maior variedade de cores e de tamanho.

Falando agora de preços, o valor médio costuma ficar entre 300 e 400 reais, isso levando em consideração um item de excelente qualidade. Já encontrei alguns em lojas populares bem mais em conta, porém com uma qualidade inferior.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

CHAPÉU FEDORA MASCULINO: O QUE É? COMO USAR?

JAQUETA PERFECTO MASCULINA: ESTILO E REBELDIA

TENDÊNCIAS DE MODA MASCULINA PRIMAVERA-VERÃO 2020


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.