Moda Masculina

Chapéu Fedora masculino: O que é? Como usar?

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver o que é um chapéu Fedora e algumas dicas de como usá-lo no dia a dia.

Às vezes, um look simples pode ficar muito mais interessante quando adicionamos a ele algum acessório. A propósito, está é a finalidade dos acessórios, agregar valor ao visual e indicar que somos mais antenados com a moda e suas tendências.

O que é o chapéu Fedora?

Este tipo de chapéu surgiu no século 19 e foi bastante usado até meados da década de 40 quando viu sua popularidade, e de outros modelos, cair com a ascensão de ícones do Rock como Elvis Presley, que ostentava um topete, e os Beatles com suas franjas caídas na testa.

Características do chapéu Fedora masculino

O chapéu Fedora tem como características o topo (coroa) e o cone achatados. O cone são as laterais dele onde a cabeça fica encaixada. A aba larga ou média e o laço são outros elementos básicos deste chapéu clássico.

Não o confundir com o chapéu Panamá, pois este último, apesar das semelhanças, é feito de palha e o Fedora é de feltro. Ambos podem ter as abas levemente curvadas ou retas.

Também é comum chamarem o modelo de chapéu Trilby de Fedora. Para não errar: o Trilby possui as abas pequenas e curvadas, atrás ou do lado.

Looks masculinos com chapéu Fedora

Look masculino com chapéu Fedora e camisa

O primeiro look com esse chapéu é composto de uma calça cropped que foi dobrada para ficar ainda menor, um sapato Derby e uma camisa estampada com listras na vertical, que está sendo bastante usada agora na primavera e, muito provavelmente, será no verão também.

Na foto, se vocês observarem, os demais acessórios são bem discretos e isto é o ideal, visto que a proposta é o chapéu ser o item de destaque.

Outfit masculino com Bandana e chapéu Fedora

A próxima composição para alguns pode conter muita informação, para outros tem uma pegada mais fashionista, porque foi formada por vários itens. A começar pela bandana amarrada junto ao chapéu que trouxe maior personalidade ao visual, na minha opinião.

O modelo ainda colocou um casaco fazendo sobreposição em uma camiseta longline daquelas bem compridas mesmo. Atentem-se para a cor do Fedora conversando com a da bota.

Só tomem cuidado ao usar uma camiseta longline, pois se vocês forem baixos, pode acabar achatando ainda mais o corpo. Neste caso, usem este tipo de camiseta em looks monocromáticos (uma cor só).

Look masculino All Black com chapéu Fedora

Falando em outfits monocromáticos, este daqui ficou bem alinhado e despojado ao mesmo tempo. A calça foi dobrada para ficar mais curta e a manga da camisa também. Que tal apostar neste look para trabalhar numa sexta-feira, afinal é o dia permitido para fugir um pouco do dress code da empresa.

Para ler mais artigos sobre tendências de moda para homens, vejam em: Moda Masculina.

Look masculino estilo rocker David Peric

Quem curte um estilo mais roqueiro (Rocker) pode se inspirar na combinação de calça jeans preta com jaqueta de couro acima. A bota é uma Chelsea em couro, porém se vocês desejarem, podem optar pela bota masculina Motorcicle ou Biker.

As estações de clima mais ameno, como o outono e a primavera, são as que mais combinam com o chapéu masculino Fedora. Esta composição, por exemplo, é ideal para o outono.

Outfit com All Star e Chapéu Fedora

Se o anterior é indicado para o outono, este outfit eu deixo como inspiração para ser usado agora no verão, só evitem usar em dias muito quente. Percebam que o chapéu foi usado mais como um complemento do que como peça principal, pois a atenção está voltada para a camisa estampada.

Esta é a única combinação com tênis mais casual deste post, um All Star Chuck Taylor preto. Aliás, fiz um artigo com dicas de como usar o All Star vermelho, o link está no final. Gostaram do visual mais street deste aqui?

Como usar o chapéu Fedora no outfit

Mais uma dica de vestimenta para usar no ambiente de trabalho com calça jeans escura e camisa estampa poá. Usariam este outfit no trabalho, contem aí?

A cor mais comum deste modelo de chapéu é o preto, mas é possível encontrar em marrom como na foto, bege e, até mesmo, branco. Na maioria das vezes, a cor do Fedora acompanha a cor do calçado.

Outfit masculino com suspensórios e chapéu Fedora

Se a intenção for criar um visual mais vintage, vocês podem adicionar suspensórios ao look. Este acessório é clássico como o chapéu masculino Fedora e combinam bastante.

Outras variações podem contar com camisa social no lugar da camiseta ou boina no lugar do chapéu. Usem a criatividade para criar um estilo retrô.

Look masculino despojado com chapéu Fedora

Para looks mais casuais, eu acho muito mais interessante os chapéus que têm a aba maior, pois ficam muito estilosos. E olhem como esta combinação inusitada de regata e Yellow boots ficou bem diferenciada.

Engraçado ver um item clássico e formal, como o chapéu Fedora, combinando tão bem com peças mais casuais. Isto mostra a versatilidade deste acessório.

Look masculino mafioso de filme hollywoodiano

Desenvolvido em gabardina (ou gabardine), um tecido mais robusto, o sobretudo Trench Coat foi criado pela grife Burberry para os soldados ingleses na Primeira Guerra Mundial. É um raincoat para os dias mais chuvosos e remete aos mafiosos da década de 40 dos filmes hollywoodianos.

Nesses filmes era comum ver os personagens usando este tipo de casaco com o Fedora. O blogueiro de moda masculina Rowan Row se inspirou neles e montou esta composição que ficou elegante e exala uma certa sensualidade. Usariam, sim ou com certeza?


INDICAÇÃO DE LEITURA:

6 ERROS QUE OS HOMENS COMETEM AO USAR ROUPA SOCIAL

10 OUTFITS DO GUSTAVO ROCHA PARA VOCÊ SE INSPIRAR

ALL STAR VERMELHO: LOOKS MASCULINOS PARA COMBINÁ-LO


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários sobre qual dos looks com chapéu Fedora masculino vocês mais curtiram.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!