Como usar o chapéu bucket masculino

Chapéu Bucket masculino: origem e dicas de uso

Olá, tudo bem com vocês? Sejam todos muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou bastante feliz que estejam aqui. Para o artigo de moda masculina de hoje, decidi trazer um acessório que tem se destacado ultimamente: o chapéu Bucket.

A moda, como todos sabemos, é cíclica e, de vez em quando, certos itens acabam voltando com a mesma força de anos ou décadas passadas, assim como ocorreu com o adorno que vamos ver no texto abaixo. Bora conferir?

Origem e características do chapéu bucket

Tendência de moda masculina
Chapéu balde, pescador ou Bucket, não importa como vocês queiram chamá-lo, o mais importante é saber sua atual relevância na moda mundial

Alguns afirmam que o bucket hat surgiu na Irlanda com o objetivo de proteger o rosto e os olhos dos pescadores, sobretudo da chuva. Isto mesmo, ele foi pensado para os dias chuvosos, não para os ensolarados, como supomos às vezes.

Mais tarde, na década de 60 para ser mais exato, este modelo de chapéu se difundiu entre os moradores dos campos na Inglaterra. Contudo, o auge deste acessório se deu nos anos 90 e 2000, pois foi incluído na moda de rua, mais especificamente no estilo swag do Hip Hop.

Conhecido também como chapéu de pescador, ele possui um formato de balde, é confeccionado em tecido maleável, por isso a aba costuma ficar caída. Pequeno e com abas estreitas viradas para baixo, inicialmente o chapéu Bucket era feito de material impermeável.

Justin Bieber usando bucket hat
Justin Bieber é um dos artistas mundiais que apostou no item abordado neste artigo. Aqui ele combinou o acessório com um look bem despojado, priorizando as cores claras (cotton candy colors)

Atualmente, voltou a ser tendência depois que artistas, celebridades e marcas famosas apostaram no acessório. Para vocês terem uma ideia, a Versace deu grande destaque ao Bucket em seu desfile de moda masculina primavera verão de 2019.

Ótimo substituto para bonés, toucas e demais adornos de cabeça, tem aparecido nas passarelas das grifes desde meados de 2018, mas o sucesso recente se deve aos e-boys e aos trappers, que são adeptos deste modelo de chapéu masculino.

Como usar o chapéu bucket masculino

Acessório masculino: chapéu de pescador ou bucket
Se a aba do chapéu Bucket for maior, ela pode ser dobrada para não atrapalhar a visão de seu usuário

Casual e arejado (não esquenta a cabeça), o bucket faz parte da tendência vintage, que busca o resgate da moda passada, de 20 ou 30 anos atrás, mas sempre incluindo e melhorando elementos importantes.

Bucket hat estampado
As estampas xadrez, camuflado, tie dye e outras, estão sendo aplicadas exatamente para afastar a impressão de ser um chapéu de pesca

Com seu estilo urbano, o bucket hat pode contar com cores neutras ou ter um colorido bem chamativo. Também pode ser estampado. Com relação ao tecido utilizado, o mais comum é o uso da sarja, porém os atuais estão trazendo couro, veludo ou vinil em sua fabricação.

Os coloridos ou estampados ficam em evidência e devem ser usados com roupas mais sóbrias, como fez o blogueiro Thiago Martins na foto acima. Ele aliou o chapéu a um look básico para um ar mais equilibrado.

Estilo swag: moda para homens
Abusando do street style, aqui o rapaz incorporou o chapéu em um look de inverno com moletom e jaqueta de nylon modelo doudoune

Como mencionado acima, os chapéus de cores neutras combinam com tudo, ainda mais quando conversam com as demais peças de roupa. Inclusive, podem ser o destaque do outfit, se diferenciando pela cor ou estampa.

Outfit masculino de verão
Notem como este modelo de chapéu traz uma boa proteção ao rosto

O chapéu Bucket casa muito bem com looks de verão, uma vez que protege o rosto dos raios solares, mas também está sendo amplamente usado nas estações frias do ano (foto anterior).

Pode misturar várias estampas? Sim, desde uma seja mais discreta que a outra para não haver rivalidade entre elas e não carregar o visual. Os de jeans, além de super versáteis, são bem modernos e afastam daquele ar de chapéu de vovô.


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

ACESSÓRIOS MASCULINOS: DICAS DE COMO USÁ-LOS

TÊNIS MASCULINOS: DESCUBRA QUAL MODELO COMBINA COM CADA ESTILO

COMO USAR BONÉ MASCULINO: LOOKS PARA INSPIRAÇÃO


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta