Chapéu Bucket masculino: origem e dicas de uso
Olá, tudo bem com vocês? Sejam todos muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou bastante feliz que estejam aqui. Para o artigo de moda masculina de hoje, decidi trazer um acessório que tem se destacado ultimamente: o chapéu Bucket.
A moda, como todos sabemos, é cíclica e, de vez em quando, certos itens acabam voltando com a mesma força de anos ou décadas passadas, assim como ocorreu com o adorno que vamos ver no texto abaixo. Bora conferir?
Origem e características do chapéu bucket
Alguns afirmam que o bucket hat surgiu na Irlanda com o objetivo de proteger o rosto e os olhos dos pescadores, sobretudo da chuva. Isto mesmo, ele foi pensado para os dias chuvosos, não para os ensolarados, como supomos às vezes.
Mais tarde, na década de 60 para ser mais exato, este modelo de chapéu se difundiu entre os moradores dos campos na Inglaterra. Contudo, o auge deste acessório se deu nos anos 90 e 2000, pois foi incluído na moda de rua, mais especificamente no estilo swag do Hip Hop.
Conhecido também como chapéu de pescador, ele possui um formato de balde, é confeccionado em tecido maleável, por isso a aba costuma ficar caída. Pequeno e com abas estreitas viradas para baixo, inicialmente o chapéu Bucket era feito de material impermeável.
Atualmente, voltou a ser tendência depois que artistas, celebridades e marcas famosas apostaram no acessório. Para vocês terem uma ideia, a Versace deu grande destaque ao Bucket em seu desfile de moda masculina primavera verão de 2019.
Ótimo substituto para bonés, toucas e demais adornos de cabeça, tem aparecido nas passarelas das grifes desde meados de 2018, mas o sucesso recente se deve aos e-boys e aos trappers, que são adeptos deste modelo de chapéu masculino.
Como usar o chapéu bucket masculino
Casual e arejado (não esquenta a cabeça), o bucket faz parte da tendência vintage, que busca o resgate da moda passada, de 20 ou 30 anos atrás, mas sempre incluindo e melhorando elementos importantes.
Com seu estilo urbano, o bucket hat pode contar com cores neutras ou ter um colorido bem chamativo. Também pode ser estampado. Com relação ao tecido utilizado, o mais comum é o uso da sarja, porém os atuais estão trazendo couro, veludo ou vinil em sua fabricação.
Os coloridos ou estampados ficam em evidência e devem ser usados com roupas mais sóbrias, como fez o blogueiro Thiago Martins na foto acima. Ele aliou o chapéu a um look básico para um ar mais equilibrado.
Como mencionado acima, os chapéus de cores neutras combinam com tudo, ainda mais quando conversam com as demais peças de roupa. Inclusive, podem ser o destaque do outfit, se diferenciando pela cor ou estampa.
O chapéu Bucket casa muito bem com looks de verão, uma vez que protege o rosto dos raios solares, mas também está sendo amplamente usado nas estações frias do ano (foto anterior).
Pode misturar várias estampas? Sim, desde uma seja mais discreta que a outra para não haver rivalidade entre elas e não carregar o visual. Os de jeans, além de super versáteis, são bem modernos e afastam daquele ar de chapéu de vovô.
SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:
ACESSÓRIOS MASCULINOS: DICAS DE COMO USÁ-LOS
TÊNIS MASCULINOS: DESCUBRA QUAL MODELO COMBINA COM CADA ESTILO
COMO USAR BONÉ MASCULINO: LOOKS PARA INSPIRAÇÃO
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.
Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.
Deixe um comentário
Exclusivamente para você