Moda Masculina

Casaco camelo: o sobretudo masculino da vez

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de moda masculina de hoje, eu resolvi trazer o casaco camelo como tema, afinal, o uso dele vem crescendo bastante nos últimos anos.

O inverno é aquela estação em que as roupas esquecidas há tempos no armário são desenterradas. Nada mais inteligente do que se proteger do frio com uma boa peça atemporal e requintada, como a que veremos neste artigo. Bora conferir?

Origem do casaco camelo

Sobretudo camelo masculino

Muitos, assim como eu, pensavam que este modelo de casaco se chamava camelo devido a sua coloração, porém, a relação entre o animal e a peça é bem mais profunda do que se possa imaginar.

Na verdade, o nome se deu por ser utilizado o pelo de camelo em sua confecção, que é um material com maior resistência para suportar o frio rigoroso do continente europeu.

Por outro lado, atualmente o casaco camelo recebe o nome mais pela cor apresentada do que pelo material empregado, até porque, a maioria destes casacos são feitos de lã e outros tecidos misturados, inclusive os sintéticos.

Dica de moda masculina: sobretudo camelo

O casaco camelo é, de fato, um Chesterfield, ou Chesterfield coat em inglês. Este modelo foi criado em meados do século 19 na Inglaterra e era bastante usado pela aristocracia inglesa pelo seu corte sofisticado e elegante.

Contando com uma base reta, o modelo é considerado o mais formal entre os casacos existentes. Ele também é muito conhecido como sobretudo por causa de ser tamanho alongado.

Como usar

Moda para homens: casaco camelo

A primeira sugestão de usabilidade para este casaco é optar por looks monocromáticos, especialmente os compostos em preto. E por que disto? Simples, uma peça tão imponente como esta merece ser o destaque do visual, não é mesmo. Mas este não é o único motivo como veremos a seguir.

Os homens baixos devem ter muito cuidado ao usar este sobretudo, pois, seu tamanho alongado pode achatar a silhueta fazendo a pessoa parecer mais baixa do que realmente é. O outfit monocromático alonga o corpo e, assim, cria um equilíbrio. Entenderam agora?

Sobretudo bege: dica de moda para homens

“Marco, eu sou baixo e não gosto de combinações monocromáticas, o que devo fazer?” Então pelo menos coloquem a calça e os calçados em cores semelhantes ou iguais para alongar as pernas. OK.

E ainda falando sobre os homens de baixa estatura, evitem ao máximo os modelos que ficam abaixo da altura dos joelhos. Lembrem-se, os mais curtos são ideais nestes casos.

Blog de moda masculina

Outra grande vantagem em inserir o Camel coat no look está em sua tonalidade. Ela possibilita fazer combinação com qualquer cor que vocês desejarem. Vai ficar ótimo com azul, verde, com os vários tons de marrom, preto, branco e, acreditem, até mesmo com as cores em neon.

Às vezes, não arriscamos por estarmos presos a certas concepções, então, caso tenham interesse em conferir o que estou afirmando, visitem o artigo sobre as cores fluorescentes que há um bom exemplo lá de neon mesclado com roupas sóbrias.

E falando agora da cacharrel, optem por uma que não seja apertada na região dos ombros, assim não deixa com aspecto feminino, motivo pelo qual muitos homens fogem dela. A cacharrel deve ser um pouco larguinha.

Look masculino streetwear com sobretudo

Por mais que seja uma indumentária considerada formal, o casaco camelo é super versátil e pode ser inserido em composições tanto alinhadas quanto com uma pegada streetwear, como na foto acima.

Aqui, a orientação é preferir a lapela mais fina e discreta. Quando a lapela é maior e destacada passa uma imagem clássica e sofisticada, em contrapartida, a fina deixa o visual moderno e elegante.

Sobretudo Chesterfield para homens

Com relação às calças, não têm muito mistério, aliás, as opções são muitas. Podem ser usadas as feitas em jeans ou em sarja. A calça chino e a de alfaiataria, a propósito, combinam bastante com este modelo de casaco.

Para a parte superior do corpo, as camisas casuais e sociais, bem como, as camisetas estão liberadas. Que tal incrementar o outfit com uma camisa jeans ou uma Henley, aquela com botões?

Sobretudo com bota Chelsea

Já que estamos tratando de uma vestimenta indicada para os dias mais gelados, não hesitem em incluir os acessórios como as luvas, gorros e cachecóis. A ideia é não passar frio jamais e proteger bem as extremidades.

Recentemente, o cachecol oversized, também conhecido como maxi cachecol, está sendo bem cotado e, se vocês forem usar um com estampa, escolham aquele que tenha cores mais neutras.

Look masculino casual com sobretudo camelo

Se não o fizeram ainda, voltem ao começo deste texto e percebam que, na maioria das produções com o casaco camelo, foi quase unanimidade o uso de botas com destaque para a Chelsea em camurça, que eu indico apostar por ser um item igualmente versátil.

Contudo, como visto anteriormente, para uma produção menos formal, a dica é colocar um tênis casual, como o All Star Chuck Taylor ou qualquer outro. Mas, mantenham cores discretas nos calçados.

Onde comprar: pesquisando pela internet, eu só encontrei este tipo de casaco à venda no site da Zara com valores variando na casa dos 800 reais. Apesar de ter um custo mais elevado, é uma peça que dura uma vida toda, se bem cuidada, é claro.

Nas lojas físicas, eu indico vocês procurarem naquelas que trabalham com roupas formais. O valor, pelo o que fui informado, está entre 700 e 800 reais também. Se alguém souber onde vende, deixe aí na área de comentários.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

COLOR BLOCK OU COLOR BLOCKING: CONCEITO DE MODA

CAMISA POLO MASCULINA: DICAS DE COMO USAR

CAMISA XADREZ MASCULINA: DICAS DE COMO USAR


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários sobre qual combinação com o camel coat vocês mais curtiram.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!