Camiseta oversized masculina

Camiseta oversized masculina: dicas de como usá-la

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Para o post de moda masculina de hoje, eu trouxe um tipo de camiseta que voltou e ainda continua em alta na moda: a camiseta oversized.

Larga ou justa, não importa. O fato é que as tendências de moda mudam constantemente para suprir um mercado dinâmico e ávido por novidades, que muitas vezes nem são tão novas assim, como esta modelagem de camiseta que veremos a seguir. Bora conferir?

O que é a camiseta oversized masculina?

Moda masculina: camiseta larga anos 90
A camiseta oversized é bem ampla, ótima para quem detesta roupa apertada

Explicando de modo bem simplificado, a camiseta oversized tem um corte mais largo que a comum (regular fit). Sua manga é comprida e larga, assim como seu tronco, que também pode, ou não, ter um comprimento alongado.

Desde que voltou com grande força para a moda masculina, este estilo de camiseta caiu no gosto de muitas celebridades nacionais e internacionais, como Justin Bieber e Kanye West, por exemplo.

Com relação ao rapper e marido da Kim Kardashian, este, além de usar a oversized no dia a dia, também apostou nesta modelagem nas últimas coleções de sua marca de roupas streetwear.

Qual a diferença entre a camiseta oversized e a longline?

Streetwear: street style masculino
Enquanto que a longline só é comprida, a oversized é folgada e pode ser longa também

A grande diferença entre ela e a longline é que a primeira sempre será larga e pode vir mais comprida, já a longline, como o próprio nome sugere, tem o tronco alongado e não costuma ser espaçosa. A manga da longline também não se altera, segue o tamanho das comuns.

Ou seja, de forma bastante simples, a longline é mais longa e a oversized, larga. Contudo, é aceito chamar a longline de oversized no mundo da moda, mas nunca o contrário.

Como usar a camiseta oversized?

Look masculino street style
Se a intenção for um look mais urbano, apostem nos tênis casuais, como o All Star Chuck Taylor da foto

Amplamente usada na década de 90 até o começo dos anos 2000, a oversized fica muito bem quando combinada com uma calça jeans destroyed, essa com cortes e desgastes no tecido. Para equilibrar o visual, percebam que o rapaz optou por uma calça justa, modelo skinny.

Camiseta oversized e calça cargo
Outfit fashionista usando peças do streetwear

Se a oversized é um resgate dos anos 90, a calça cargo, que se apresenta cheia de bolsos nas pernas, era febre no início deste século, anos 2000. Ligada ao montanhismo e ao militarismo, muitos não gostam do corte dela, outros acham extremamente úteis os vários compartimentos.

Por outro lado, alguns a vestem somente por uma questão puramente de estilo. Podemos afirmar que a cargo formou uma ótima dupla com a camiseta larga, não é mesmo. A composição é um street style fashionista bem interessante, a propósito.

Moda para homens: sobreposição
Neste outfit, o rapaz fez sobreposição de peças com uma camiseta e uma jaqueta jeans

Podendo ser vestida em qualquer estação do ano, há modelos com manga longa, para os dias gelados de inverno, e com manga curta, para os ensolarados. Não hesitem em usar este tipo de camiseta com demais peças por cima.

Outra tendência atual é a sobreposição de peças aparentes, como mostrado na foto. Tanto a oversized como a longline são escolhidas quando se pretende criar camadas no look.

Não sei dizer se a sobreposição voltou por causa da popularização dessas peças ou se foi o inverso, mas posso afirmar que elas caminham juntas na moda.

Camiseta verde neon Dragon Ball
Camiseta modelo oversized em neon com estampa do anime Dragon Ball

Intimamente ligada ao movimento Hip Hop americano, mesmo a “P” da oversized será maior do que a comum, porque foi pensada para ser assim. Diferentemente do que ocorria na década de 90 onde a pessoa comprava a camiseta com uma numeração bem acima.

Look masculino monocromático streetwear
Outfit monocromático em preto com camiseta oversized

Apesar de muito estilosa, esta camiseta tem algumas desvantagens. Ela diminui as pernas, encurtando-as, por isso não é indicada para homens baixos. Na verdade, a oversized é ideal para os altos, os acima do peso e os levemente magros.

A sugestão para os baixinhos é montar um look monocromático ou, ao menos, que a calça e o tênis tenham cores iguais. Como ela vai diminuir as pernas, se o calçado tiver outra coloração, vai deixar os membros inferiores menores ainda.

Fashion for men: oversized t-shirt
Camiseta bem larga e comprida, usada com boné e meia de cano alto para um visual jovem

Se a camiseta for comprida no tronco, prefiram as que possuam um corte na lateral (fenda) ou que sejam arredondadas na barra, pois as fechadas ficam parecendo vestido, apertando e dificultando os movimentos na região do quadril. Esta dica é válida para as mais justas.

Para quem não gosta da manga tão grande, a dica é cortá-la na metade ou comprar uma sleveeless (sem manga). Este modo de usar as camisetas e camisas é outra tendência forte para este e para os próximos anos.

Onde comprar: com preços variando em torno de 60 reais, a oversized masculina pode ser encontrada na Forever 21, Zara e em outras lojas de departamento do país. Pesquisem na internet e vejam em lojas especializadas em streetwear também.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

CALÇA SKINNY MASCULINA: DICAS DE COMO USÁ-LA

BONÉ TRUCKER: DICA DE ACESSÓRIO MASCULINO

CAMISETA LONGLINE: O QUE É E COMO USAR?


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta