Como usar a calça cargo masculina

Calça cargo masculina: origem e dicas de uso

Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Por isso, resolvi falar da calça cargo masculina, modelo que está em evidência na moda ultimamente.

A moda não se pauta apenas na vontade humana, mas também parte da necessidade de uma sociedade ou de grupos específicos. Algumas peças têm somente o objetivo cobrir e enfeitar o indivíduo, enquanto outras são produzidas para uma certa finalidade, como a que veremos abaixo. Bora conferir?

Origem e características da calça cargo masculina

Blog de moda masculina Mogi das Cruzes
Não há problema algum em usar acessórios com este tipo de calça. A única ressalva é que eles precisam ser discretos ou simples

Criada pelo exército britânico em meados dos anos 40, a principal característica da cargo é a presença de bolsos localizados nas laterais das pernas, mais ou menos na altura dos joelhos, com o objetivo de facilitar o transporte de objetos bélicos, como armamentos e munições.

Intimamente ligada ao militarismo, esta calça também faz parte do que chamamos de moda utilitária, uma vez que, além de cumprir com sua função normal, possui uma finalidade bem específica, a de guardar mais objetos.

Moda para homens: calça cargo
A jaqueta parka fica bem interessante com a cargo. Peças mais formais também combinam, se forem bem empregadas, é claro

Após este período, ela voltou no final da década de 90, começo dos anos 2000, super larga (estilo baggy) e com o cós mais baixo (cintura baixa). Os homens que se vestiam no estilo Hip Hop usavam-na mostrando a cueca.

Atualmente, a calça cargo está com a cintura levemente mais alta e mais fina, seguindo a tendência skinny e slim fit. Por exemplo, essa que o blogueiro está vestindo na foto acima é bem justa ao corpo.

Look masculino skatista
Look streetwear com calça cargo, camiseta simples na cor branca e tênis da Vans, estilo skatista

Em se tratando de tecidos, a calça cargo costuma ser confeccionada em sarja, mais comum, em jeans, malha, poliamida ou poliéster e moletom. Para compor um estilo street, vejam como ela combinou perfeitamente com o tênis Vans Old Skool. O que acharam?

Conjunto moletom azul para homens
Outfits monocromáticos em qualquer cor criam a ilusão de um corpo mais alongado. Homens baixinhos, fica a dica

A polêmica em torno deste modelo de calça está no fato dela achatar a pessoa devido ao excesso de bolsos. Se a calça for volumosa, a sugestão é colocar peças apertadas na parte superior, camisetas mais justas, a propósito.

De fato, a ideia é deixar o foco direcionado a ela. Usar um look monocromático também pode afastar a possibilidade de encurtar a silhueta, fazendo o corpo parecer mais alongado, além de ficar mais simples e elegante.

Calça cargo jogger masculina
Notem que os modelos mais modernos da cargo vem com elástico na barra, por isso elas podem ser nomeadas de cargo jogger

Uma coisa que eu notei sobre este modelo de calça, analisando algumas fotos da internet, é que se os bolsos ficarem abaixo da linha dos joelhos, achata o corpo, acima, já não desfavorece tanto.

E os mais velhos, como fica? Neste quesito, a cargo é bem democrática, porque pode ser usada por homens de qualquer idade, afinal traz jovialidade ao visual e eles, os mais velhos, se beneficiam dela por causa disto.

Look masculino estilo militar
Combinar a cor do calçado com a da calça ou optar por cores neutras, como o preto e o branco

Muitos conhecem a calça cargo por causa dos praticantes de montanhismo. É o modelo preferido deles devido a sua utilidade já citada anteriormente. Com relação aos calçados, o coturno é originalmente o mais usado. Se a intenção for uma pegada urbana, combinar com tênis esportivo-casual.

Montanhismo ou militar
A cargo, por ser militar, fica ótima quando usada com tons terrosos e com a estampa camuflada

Onde comprar: pesquisando no Google, eu encontrei alguns modelos bem interessantes à venda nas lojas Marisa, Renner, Hering, Youcom, Dafiti, Netshoes e outras. Ou seja, não é difícil achá-la.

Aliás, existem algumas marcas e lojas focadas em montanhismo que vendem a calça cargo, porém elas são mais robustas exatamente por serem destinadas à prática esportiva.


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

MODELOS DE CALÇA MASCULINA E COMO USÁ-LOS

TIE DYE: O QUE É E COMO FAZER | MODA MASCULINA

BERMUDA JERSEY MASCULINA: DO BASKETBALL PARA A MODA


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta