Moda Masculina

Bota Harness: dica de calçado para este inverno

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos conhecer um pouco sobre a bota Harness e ainda ver algumas dicas de como usá-la.

O outono e o inverno são as estações das botas, especialmente o último. É nesta temporada que elas aparecem em peso nas lojas e caem no gosto tanto de homens quanto de mulheres. Sua principal função, mas não somente esta, é proteger os pés do frio.

O que é a Bota Harness?

Bota de roqueiro metaleiro

Inspirada na cavalaria americana, a Harness Boots tem como principal característica um anel que se liga a três tiras de couro fazendo ela ter um ar mais rebelde. Harness em português é arnês e significa armadura ou arreio de cavalo.

Muito usada por motociclistas, seu público alvo, essas tiras presas ao anel de metal, além de trazer todo um estilo, servem para estabilizar a pisada e ainda proteger contra possíveis queimaduras.

Look masculino All Black com bota

Conhecida também como Motorcicle ou Biker Boots, ela não possui cadarço, por isso, o fechamento é feito em zíper e normalmente está localizado na parte de trás do calçado (calcanhar).

O material mais comum usado na confecção desta bota é o couro curtido, que não apodrece nem fica duro, mas pode ser de camurça ou suede (material sintético que imita camurça).

Por não ser tão comum como os outros modelos de botas, a Harness é, muitas vezes, confundida com a Enginner, que conta com uma ou mais fivelas.

Como usar a bota Harness?

Look masculino de outono com suéter

Pensando no outono com suas temperaturas mais amenas, este tipo de bota pode ser usado com peças mais leves, tipo um suéter, como na foto. Outra peça legal para formar uma composição é a camisa de flanela, aquelas com estampa xadrez.

Curiosidade: lá fora, esta bota é muito associada a Harley Davidson que, além de produzir motos incríveis, tem sua própria linha de botas e comercializa a Harness.

Outfit masculino de inverno com bota Motorcicle

Já aqui, a ideia foi combinar a cor da bota Harness com a da jaqueta de couro forrada. Como o restante das peças está em preto, o destaque acabou ficando com a bota e a jaqueta.

Quem for mais casual pode trocar esta bota pela Chelsea, que ainda está em alta e é facilmente encontrada na internet ou nas lojas de departamento, afinal a Harness é um modelo mais raro em nosso país.

Look de inverno com sobretudo para homens

Este look, ao contrário do que muitos pensam, demonstra que a Harness pode sim ser usada com peças mais alinhadas e formais, como este sobretudo e a camisa preta do primeiro look.

Ao longo do artigo, vocês vão notar que este modelo de bota é usualmente combinado com uma calça na mesma cor, acho que é mais por uma questão de segurança na hora de montar a composição.

As botas, por terem um solado mais robusto e muitas até salto, são indicadas para os homens mais baixos que queiram parecer mais altos. Outra dica para alongar o corpo é usar a bota e a calça na mesma cor, como na foto.

Homem usando jaqueta jeans

No outfit acima, a bota foi combinada com uma jaqueta jeans deixando todo o destaque para ela. Outro modelo de jaqueta que vai ficar legal com esta bota é a Bomber em couro ou em suede. Com relação ao material sintético, a jaqueta Puffer é uma ótima opção.

Os modelos de calça mais usados com ela são a skinny, que é mais justa e pode ser colocada por dentro da bota, e a Boot Cut que possui a boca ligeiramente mais larga e foi desenvolvida para ser usada com botas. Já os tecidos podem ser o jeans, a sarja e o couro (calça Biker).

Outfit masculino de inverno com jaqueta Perfecto

Eu reservei a combinação mais tradicional para o final. A bota Harness é comumente usada com uma jaqueta de couro Perfecto (foto) ou com uma Biker. Há quem aposte num look totalmente em couro, tipo os motociclistas ou headbangers (metaleiros).

Para quem curte um visual metaleiro e está tendo dificuldade em encontrar a Harness, pode substituí-la por uma bota coturno ou uma Biker, se for também motociclista.

Onde comprar: por não ser um modelo de bota tão popular no Brasil, quase nenhuma loja a vende, ainda. Encontrei alguns modelos da Harley Davidson no Mercado Livre por aproximadamente 1400 reais, porém, também têm alguns por 150 reais, que eu acredito ou que sejam licenciados ou falsificados.

Outra loja que comercializa essa bota é a Farfetch, mas como se trata de uma loja de roupas luxuosas, uma bota lá não sai por menos de 7 mil reais. Acho que a melhor forma para adquirir uma Harness Boots é procurar em lojas especializadas em botas, roupas para motociclistas ou roqueiros metaleiros.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

5 TIPOS DE BOTAS MASCULINAS PARA VOCÊ FICAR ESTILOSO

LOOKS DE INVERNO PARA HOMENS | MODA MASCULINA

JAQUETA VARSITY MASCULINA: O QUE É? COMO USAR?


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês curtem a bota Harness ou preferem outro modelo.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones da lateral direita do site. Um abraço a todos e até a próxima!