Estilo Masculino

Bigode fino: o estilo de bigode do momento

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de estilo masculino de hoje, nós vamos conferir um estilo de bigode que tem se destacado bastante ultimamente, estou falando do bigode fino.

Assim como ocorre na moda, a preferência por cortes de cabelo, barba e bigode mudam ao longo dos anos ou décadas. Todos sabem que o uso de barba cresceu muito, mas os bigodes também estão se destacando, especialmente o bigode fino.

Comum nas décadas de 20 e 30 do século passado, o bigode fino era usado por homens boêmios, amantes da vida noturna e tudo que a envolvia. Relacionado à malandragem, por vezes, quem o adotava acabava sofrendo um certo preconceito da sociedade.

Características do bigode fino

MC Livinho bigode
MC Livinho foi um dos responsáveis pela volta deste estilo de bigode no Brasil. O bigode fino, ou melhor, “bigodin finin” é o preferido dos rapazes funkeiros do país

Necessitando entre 10 e 15 dias de crescimento dos fios e indicado para homens de lábios grossos, este tipo de bigode também recebe o nome de Lápis (ver mais em estilos de bigode). Ele pode ser partido ao meio ou totalmente unido como na foto acima.

Outra característica importante é que os pelos da base nunca passam da linha da boca, o que vai exigir manutenção constante neste sentido. Usar lâmina de barbear ou aparador de pelos com pente de precisão para manter os fios retos.

Simples, ousado, jovem e com um ar de malícia, o legal deste estilo de bigode está justamente no fato dele combinar com qualquer tipo de corte de cabelo, dos clássicos aos mais modernos.

Características do bigode fino
Homens com poucos pelos faciais podem adotar o bigode fino, ou seja, a barba não precisa ser tão volumosa

Melhor adaptado para rostos ovais, quadrados ou redondos, outra vantagem é sua versatilidade quanto à textura dos cabelos, podendo ser lisos, cacheados ou crespos, não importa.

Qual a diferença entre o bigode fino (Lápis) e o Clark Gable?

Blog de estilo masculino
No bigode Lápis (fino) as pontas costumam ser mais grossas e no Clark Gable vão afinando à medida que chegam nas laterais da boca

Clark Gable foi um ator famoso na década de 30 que é lembrado não só por sua atuação nos filmes hollywoodianos, mas também por seu estilo marcante, sobretudo de seu bigode estiloso.

A grande diferença entre o bigode Clark Gable e o fino se dá por conta de que o Clark Gable sempre será partido ao meio em duas partes, o que pode ou não ocorrer no lápis, como explicado acima.

Como fazer o bigode fino?

Bigode fino ou bigodin finin
Se desejarem, deixem um pouco de pelo na região do queixo para acompanhar o bigode, como mostrado em algumas fotos do texto

Passo 1: raspar a barba (bochechas, maxilar e queixo) preservando a área do bigode que será focada depois. Pode-se usar navalha, aparelhos elétricos ou barbeadores descartáveis para isto.

Passo 2: com ajuda de uma lâmina de barbear, desenhar o formato do seu bigode com muito cuidado para não errar ou cortar demais. Após definido o desenho, aparar os pelos que sobraram para dar maior definição ao bigode.

Passo 3: se os pelos estiverem muito compridos, cortá-los com auxílio de uma aparador elétrico ou com um pente e tesoura própria para barbas. Usar uma cera ou qualquer outro modelador para fixador os fios e mantê-los em ordem.

Como cuidar da barba
Aparar os pelos abaixo do nariz e acima da linha do lábio superior para definir melhor o formato do desenho do bigode

Atenção: observar a simetria do bigode, ambos os lados devem terminar na mesma linha nos cantos da boca, podendo ser curtos ou levemente curvados para baixo. Em caso de maiores dificuldades, recorrer a um barbeiro.

Caso não estejam acostumados com o uso deste estilo, a dica é deixar os pelos da barba num comprimento menor para suavizar a presença do bigode na face. Ele continuará em destaque, porém de maneira mais discreta.

Com isso, vocês e os terceiros não sentirão tanto o impacto de uma mudança drástica no visual. É a melhor forma para ir se habituando com o bigode.

Estilo de bigode fino
Acompanhado de pelos faciais em outros locais do rosto, minimiza a presença marcante deste tipo de bigode

INDICAÇÃO DE LEITURA:

RISCO NA SOBRANCELHA: COMO ADOTAR O ESTILO CHAVOSO

BIGODE CHEVRON: O BIGODE DO FREDDIE MERCURY E OUTROS

360 WAVES: O QUE É? COMO FAZER ESTE PENTEADO?


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês tenham gostado. Caso tenham qualquer dúvida, deixar a pergunta na área de comentários que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Lembrem-se de ajudar o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones ao lado. Um abraço a todos e até a próxima.