Barbas e bigodes para 2021 | Estilo Masculino
Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Para o artigo de estilo masculino de hoje, nós vamos ficar por dentro de algumas barbas e bigodes para 2021.
Para quem deseja deixar os pelos do rosto crescerem deve ter em mente que, mais cedo ou mais tarde, terá que adotar um estilo adequado para trazer mais personalidade ao visual. Então, que tal se inspirar nas dicas abaixo?
BARBAS
Barba por fazer
Considerada a mais fácil de se obter e de manter, a barba por fazer só necessita que os pelos faciais cresçam por alguns dias, em torno de 10 aproximadamente. Não precisa ter seus contornos definidos, nem desenhados.
Mesmo sendo simples, a stubble, como é chamada em inglês, foi considerada a mais atraente em uma pesquisa recente realizada com um grupo de mulheres, e somente necessita ser aparada semanalmente para manter o tamanho dos fios em cerca de 10mm.
Barba curta
Muito parecida com a anterior, a barba curta tem algumas diferenças sutis. Primeiro que a short boxed beard, como é nomeada em inglês, tem fios mais longos que a “por fazer”, por isso demanda um mês ou mais de crescimento.
Segundo: ela tem seus contornos definidos com uso de uma navalha ou qualquer outro aparelho de precisão. Portanto, é um estilo de barba mais arrumado e perfeito para homens básicos ou formais.
Barba degradê
Mais atual dentre todas mostradas neste texto, a barba degradê tem as costeletas raspadas com aumento gradual do comprimento dos fios conforme vai se aproximando do centro do rosto.
Outro aspecto importante a ser ressaltado é o fato dela acompanhar um corte de cabelo que também traz o degradê nas laterais, o famoso disfarçado ou fade. A degradê deixa as linhas do rosto mais definidas e aparência quadrada, ótima para faces ovais ou redondas.
Barba cheia ou longa
Chamada, inclusive, de barba corporativa, a cheia é bem aparada nas bochechas e no pescoço. Como o próprio nome sugere, ela é indicada para homens que ocupam cargos altos ou têm uma posição de liderança dentro de uma empresa.
Cavanhaque
O que nós conhecemos como cavanhaque aqui no Brasil é chamado de barba circular em outros países. Na verdade, o cavanhaque é aquela porção de pelos localizada na região do queixo, chamado comumente de barbicha.
A barba circular é a junção do cavanhaque (barbicha) com um bigode, mas nós chamamos somente de cavanhaque em nosso país. É perfeita para homens carecas e com rosto redondo (usar laterais retas como o ator Leonardo DiCaprio) ou quadrado (adotar laterais curvas).
Barba lenhador
Com sua aparência rústica, a barba lenhador é ideal para homens que preferem algo menos certinho e mais natural. Mas não se enganem, ela merece atenção e cuidados periódicos como qualquer estilo de barba aqui mostrado.
Bem democrática, ela combina com todos os formatos de rosto existentes e ainda ajuda a esconder certos “defeitos” da face, como disfarçar possíveis cicatrizes de acnes ou um queixo retraído ou saliente.
BIGODES
Bastante comuns nos anos 80, os bigodes ficaram mais de duas décadas em ostracismo, porém com o culto à barba, eles estão começando a ganhar a preferência de alguns homens e têm conquistado certo destaque atualmente. Por isso, abaixo temos algumas inspirações bem interessantes.
Bigode fino ou chave
Variação moderna do bigode lápis, o bigode fino atual é também conhecido como chave pelos jovens brasileiros. Adotado, sobretudo, por funkeiros, ele se apresenta por ser mais estreito e localizado acima dos lábios.
Outro detalhe importante é que pode vir, ou não, partido ao meio. A maior diferença entre o bigode fino e o lápis está em sua definição. O lápis tem um ar mais natural, já o chave pode até mesmo ser preenchido com maquiagem para ficar mais evidente.
Bigode natural
O próximo estilo de bigode é o natural. Ele tem esse nome por não ser muito aparado. Suas bordas podem passar e cair nos cantos da boca, e os pelos costumam cobrir levemente os lábios superiores, como este adotado pelo ator Nicolas Prattes.
Para conseguir o bigode natural basta deixar os pelos faciais crescerem por algumas semanas (o tempo varia conforme a pessoa e pode chegar a um mês). Apesar de não parecer, os fios devem ser cortados para não entrar na boca.
Bigode com barba ou beardstache
Para aqueles que ainda tem certo receio em usar bigode, a dica é aliar com uma barba, porém sempre deixando-o em destaque no rosto. O beardstache, traduzido para algo como barbigode, pode ter qualquer formato.
Acima, o ator Dacre Montgomery escolheu mesclar sua barba com um bigode do tipo lápis. Percebam que a parte superior do bigode foi raspada com o intuito de ganhar maior definição e a de baixo teve os fios cortados com uma tesoura.
Bigode handlebar
Mais estiloso e elaborado do que os anteriores, o bigode handlebar foi nomeado desta forma por apresentar um formato de guidão de bicicleta. É um bigode bem espesso com as pontas enceradas e voltadas para o centro do rosto.
Com seu estilo vintage, ele deve ser usado por homens que gostam de se vestir de modo mais criativo ou extravagante, não sendo indicado para os mais básicos. Com relação ao tempo de crescimento, pode levar seis meses até atingir um tamanho adequado.
SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:
5 ESTILOS DE BIGODE PARA O HOMEM MODERNO
CORTE MILITAR: CONHEÇA OS ESTILOS EXISTENTES
BARBA BANDHOLZ: CONHEÇA ESTE TIPO DE BARBA RÚSTICO
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.
Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.
Exclusivamente para você