Estilo Masculino

Barba lenhador: saiba tudo sobre este estilo rústico

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. Pensando no post de estilo masculino de hoje, resolvi trazer como assunto um tipo de barba bem famoso, eu estou falando da barba lenhador.

Não tanto como antes, mas ainda muito requisitada nos salões de todo o país, a barba lenhador também é conhecida como “lumberjack beard”. Como o próprio nome sugere, ela era usada, a princípio, pelos lenhadores do norte dos Estados Unidos.

Barba longa estilo lenhador

Anos mais tarde, o estilo lenhador (lumbersexual) caiu no gosto do público masculino, especialmente pelo visual de homem rústico que ele tem. Porém, não se enganem, no estilo lenhador há a mesma preocupação com a imagem do que no metrossexual.

Ambos cuidam da barba, do cabelo, do rosto e do corpo igualmente, o que muda é a apresentação, mais alinhada e certinha dos metrossexuais e a rústica exibida pelos lumbersexuais.

O que é a barba lenhador?

Estilo masculino: aparência rústica

É um estilo de barba longa com pelos faciais mais curtos e aparados na região da bochecha para não passar a imagem de desleixo. Lembrem-se, a ideia é um visual rústico e não descuidado.

Com um ar bem natural, por isso não muito arrumado como em outras barbas, na lenhador o bigode pode ser mais ou menos destacado, variando conforme o gosto da pessoa.

A propósito, a maior característica desta barba é o comprimento alongado dos fios na porção localizada no queixo e no maxilar. Percebam como ela cresce alinhada com a base reta ou levemente curvada nos cantos.

Como fazer a Lumberjack beard

E agora, voltando a falar das bochechas, a linha abaixo das maçãs do rosto deve ser reta em diagonal, como observado nas fotos acima.

Com qual tipo de rosto combina mais?

A barba lumberjack é ideal para todos os tipos de rosto, porém os mais beneficiados são os redondos e os quadrados. Como ela tem linhas mais retas, a face redonda “perde” suas curvas e ganha uma silhueta mais fina.

Quem pode fazer?

Lumberjack ou lumbersexual

Qualquer homem que tenha uma barba volumosa, então, para os que possuem poucos pelos faciais ou muitas falhas, infelizmente ela não é indicada. A dica, nestes casos, é optar pela barba por fazer que possui fios bem curtos.

Entretanto, se mesmo assim, vocês desejarem ter este tipo de barba, aí vão ter que apelar para algum método que faça crescer mais pelos faciais. O mais usado é a medicação tópica com Minoxidil que estimula o crescimento de novos fios.

Qual é o tempo de crescimento?

O tempo pode variar conforme a velocidade de crescimento dos fios e o tamanho desejado. O tempo médio é de uns 6 meses, portanto, a paciência é uma virtude fundamental.

Qual corte de cabelo usar junto com esta barba?

Como fazer a barba lenhador

Neste quesito, a barba lenhador se mostra bastante democrática, uma vez que ela combina com qualquer corte de cabelo, seja ele mais clássico ou moderno, curto ou comprido. Ela vai ficar bem com todos.

Quais as vantagens desta barba?

As vantagens são muitas, como esconder as cicatrizes causadas pelas acnes, trazer maior harmonização da face, pois minimiza um queixo mais proeminente ou retraído, além de deixar o contorno do rosto quadrado e másculo.

Quais as desvantagens?

Como cuidar da barba lenhador

Aqui a desvantagem é com relação ao trabalho. Nem todas empresas permitem o uso de uma barba tão chamativa como esta. A minha sugestão é sair do emprego. Não, estou brincando, continuem empregados.

Tentem um diálogo com o empregador e mostrem que uma barba não define suas qualidades e habilidades, nem influencia na produtividade em serviço. A aparência é só uma parte do que vocês realmente são.

Como fazer a barba estilo lenhador?

O primeiro passo é deixar os pelos crescerem, ou seja, nada de fazer a barba por algumas semanas, OK. Após alguns dias, procurem um barbeiro para que ele a modele no estilo lenhador.

Uma vez definido o desenho da barba, depois é só vocês irem fazendo a manutenção com um profissional ou em casa mesmo, caso tenham facilidade nesta tarefa.

No vídeo acima, o barbeiro Everson Perninha ensina como fazer o corte da lumberjack beard com algumas diferenças, no entanto, já é possível pegar as dicas.

Como manter a barba lenhador?

Blog de moda e estilo masculino
Que tal completar o estilo com uma camisa xadrez?

Para não ficar com ar de desleixo, a região do pescoço e das bochechas devem sempre estar aparada, algo que vocês podem fazer em casa utilizando um bom aparador de pelos ou uma navalha. A barba também deve ser aparada, mas somente cortem aqueles fios mais soltos e desgrenhados, pois como já foi dito, a ideia é não ficar tão certinha.

Os pelos faciais acumulam bactérias e impurezas ao longo do dia e, assim como os cabelos, devem ser lavados durante o banho com um shampoo próprio para a barba. Para manter os fios macios, existem óleos nutritivos que não deixam eles ressecarem.

Aproveitem a área dos comentários para tirar suas dúvidas, contar como conseguiram obter a barba estilo lenhador e quais foram as dificuldades encontradas.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

SQUARE BEARD SHAPE: A BARBA QUADRADA QUE ESTÁ EM ALTA

ESTILO MASCULINO: BARBA DO ATOR ROBERT DOWNEY JR

CONHEÇA A BARBA CHEIA HIPSTER E SE INSPIRE


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários se vocês realmente desejam adotar este estilo de barba rústico.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!