Barba e coronavírus: devo raspar?

Barba e coronavírus: tenho que raspar os pelos faciais?

Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Hoje nós vamos ver a relação entre barba e coronavírus, mais especificamente sobre a necessidade ou não de raspar os pelos faciais.

Muito se tem falado sobre manter a barba em época de pandemia. Desde que o mundo foi assombrado pelo coronavírus (Sars-Cov-2), o uso de barba tem sido debatido por várias pessoas na internet. Afinal, é indicado raspar os pelos faciais para se proteger do vírus?

Dica de saúde
Barba e coronavírus: os pelos do rosto podem atrapalhar a vedação e prejudicar a eficácia das máscaras

Primeiro, a orientação de se manter o rosto liso, sem os fios de barba, é algo direcionado aos profissionais da saúde, uma vez que pode prejudicar a vedação da máscara cirúrgica e, por consequência, ocorrer a contaminação.

Contudo, é possível afirmar que tal recomendação deva ser adotada por todos os homens, afinal nosso governo, assim como de quase todos os países afetados, está exigindo o uso de máscaras a todos cidadãos.

É só raciocinar: se os médicos precisam cortar suas barbas para a melhor proteção contra os micro-organismos, nós também temos a responsabilidade de fazer o mesmo. Responsabilidade sim, porque devemos evitar a contaminação e a disseminação do coronavírus.

O infectologista Ivan França, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, citou que ao raspar a barba facilita o processo de higienização da pele, bem como reduz o número de vezes que levamos a mão ao rosto para coçar a região dos pelos.

Por outro lado, para a Infectologista Lessandra Michelin não há necessidade de depilar totalmente o rosto, sendo ideal somente manter os pelos curtos. Ou seja, não é recomendado manter barbas longas como a estilo lenhador, por exemplo.

Uso barba e não quero abandonar. O que devo fazer?

Zac Efron beard style
Barba e coronavírus: um estilo de barba bem atraente e indicado para este momento que estamos vivendo é a Barba Por Fazer, igual a esta que o ator Zac Efron adotou. Ela é fácil de se manter e não dificulta a limpeza da face

Como citado anteriormente, o tipo de barba ideal deve ser aquele com fios bem curtos. Aqui podemos citar a barba curta e a barba por fazer. Uma alternativa igualmente interessante é adotar um bigode fino ou mais grosso e curto.

Estamos numa época em que devemos repensar nossas prioridades, o que vale mais para nós. Lembrar também que barba cresce de novo, a vida só temos uma, infelizmente. Se protejam e boa sorte!


SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE | CORONAVÍRUS

FINASTERIDA FAZ NASCER CABELO? | PERGUNTAS E RESPOSTAS

QUAL É O SABONETE IDEAL PARA LAVAR O ROSTO DIARIAMENTE?


Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.

Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta