
Acessórios masculinos: dicas de como usá-los

Olá, tudo bem com vocês? Sejam muito bem-vindos. Eu sou Marco Macei, fundador e editor deste blog, e estou feliz que estejam aqui. Para o artigo de moda de hoje, nós vamos ver alguns dos principais acessórios masculinos e dicas de como usá-los.
Seja com a finalidade de tornar o look mais interessante ou para uma função específica, os adornos masculinos estão vivendo um momento de ampla valorização. Então por que não ver como usar alguns deles? Bora conferir?
Chapéu, óculos, piercings e anéis

Vamos começar por um item que tem aparecido bastante ultimamente: o chapéu Fedora. Muito usado até meados da década de 40 do século passado, ele caiu no ostracismo por muito tempo juntamente com os demais modelos existentes.
O Fedora é feito de lã (feltro), por isso é mais indicado para o outono e o inverno aqui no Brasil, afinal pode esquentar a cabeça se usado em dias quentes. Seu design permite que ele seja aplicado tanto em looks sociais quanto nos mais casuais.

Se o assunto tem como tema os acessórios masculinos, é claro que não poderíamos deixar de lado um dos mais populares, usado por homens e mulheres no mundo todo: os óculos de sol. Eles têm a função de proteger os olhos contra os raios ultravioletas, além de trazer mais estilo ao visual.
Para vocês ficarem atualizados, os que contam com lentes redondas estão super cotados para este ano e, provavelmente, devem continuar por um bom tempo. Na verdade, as lentes com desenhos geométricos é a tendência do momento, como as quadradas, inclusive.

Utilizados por diversas civilizações antigas, como os egípcios, indianos, maias e astecas, eles eram empregados com finalidade religiosa ou para demarcar a posição hierárquica do indivíduo dentro de sua sociedade.
Os piercings foram resgatados nos anos 60 pelos hippies e continuam a ser uma opção de estilização do visual ainda hoje. Os mais comuns são os piercings na sobrancelha, nariz, língua e o alargador na orelha.

Se os piercings são mais restritos, os anéis conseguem se adaptar ao estilo de seu usuário conforme o design que apresenta. Os mais simples, minimalistas e de metais ficam perfeitos com roupas sociais, com um costume, por exemplo.
E o que dizer dos mostrados na foto acima? Muito bem produzidos e chamativos, eles vão casar melhor com o estilo rocker e outras vertentes do streetwear. Uma dica importante: escolham os de prata, os de aço cirúrgico e de titânio para evitar uma possível dermatite de contato (alergia).
Bandana, máscara, brincos e mais

Dando prosseguimento ao texto, a bandana costuma trazer a estampa peasley em seu tecido e está ligada a cultura indiana. O resgate ocorreu nos anos 70 tendo a década seguinte seu momento de maior destaque na moda.
Podendo ser colocada no pescoço, como na foto acima, o modo mais comum de usá-la é amarrar na cabeça com o nó localizado na testa ou na lateral. Por outro lado, a bandana também fica interessante amarrada no braço, punho, perna ou afixada em outros acessórios, como bolsas e chapéus.

Dado ao momento atual, não trazer a máscara seria um erro, não é mesmo. Bem comum em países asiáticos, a máscara no rosto é um item obrigatório devido a esta pandemia do coronavírus. Há várias marcas produzindo as suas de olho neste mercado emergente.
Usada para proteger as vias aéreas de uma possível contaminação, muitos estão aliando estilo com funcionalidade. Se a intenção for incrementar o look, ela fica perfeita em composições street style.

Houve uma época em que homens usando brincos era algo impensado, hoje em dia é bastante normal e muitos apostam nestes adornos para se enfeitar. Os colares e as pulseiras também vêm se destacando na moda masculina.
Luvas, gravata, bolsa e outros

A orientação para aqueles dias frios de inverno é proteger as extremidades do corpo, sendo assim, nada melhor que optar por uma boa luva. As mais comuns são as de lã e, as estilosas, de couro, como visto acima. Que tal completar os cuidados com um cachecol mais largo e comprido?

Agora nosso foco vai para dois acessórios: o relógio e a bolsa de mão. O relógio atualmente é mais usado para enfeitar do que por sua finalidade. É um item que imprime certa elegância, sendo os metálicos apropriados para os outfits sociais, com blazer, costume ou terno.
Em alta na Europa, a bolsa de mão para os homens ainda não pegou aqui no Brasil, mas merece ser citada por ser uma das apostas das grifes internacionais, como a Louis Vuitton em seus últimos desfiles.

A pochete já existe há um bom tempo, porém recentemente ela ganhou as marcas internacionais. Outro ponto a ser levantado é o surgimento de outros tipos, como a shoulder bag e a chest bag (foto).

Para encerrar o texto, eu trouxe dois itens usados em composições formais: a gravata e o cinto. A orientação é que a gravata seja mais escura que a camisa e, para o cinto, este deve combinar com a cor dos sapatos, podendo variar na tonalidade, mas nunca na cor.
Onde comprar: alguns deles podem ser facilmente encontrados em lojas de departamento, como o cinto, a gravata e o cachecol. Para os outros, a sugestão é procurar em lojas especializadas a fim de obter um maior número de opções.
SUGESTÃO DE LEITURA DO BLOG:
COMO USAR BONÉ MASCULINO: LOOKS PARA INSPIRAÇÃO
CALÇA DESTROYED MASCULINA: DICAS DE COMO USAR
BONÉ TRUCKER: DICA DE ACESSÓRIO MASCULINO
Sem mais, encerro o artigo de hoje por aqui e espero que vocês realmente tenham gostado. Caso ainda possuam qualquer dúvida, deixar a pergunta abaixo que eu terei o maior prazer em respondê-la.
Ajudem o blog Marco da Moda a crescer compartilhando este post e seguindo todas as redes sociais clicando nos ícones do lado direito da tela. Um abraço a todos e até a próxima.
Deixe um comentário
Exclusivamente para você