A importância do uso de uniformes na rotina de uma empresa

O uso de uniformes é uma excelente maneira de padronizar sua empresa, e muitas companhias têm adotado esse método para trabalhar com mais qualidade e promover muitos benefícios para a imagem da empresa.

Uma corporação uniformizada ajuda a padronizar seus colaboradores, criando um cartão de visitas imediato para sua empresa. Esse tipo de ação gera uma identificação maior com a marca, uma vez que assim que os clientes olharem o uniforme, saberão do que se trata.

Por isso, essa é uma técnica muito interessante para o uso em larga escala, sendo um importante benefício para a identidade da empresa. Além disso, os uniformes personalizados para empresas também são uma ferramenta de segurança.

Quando um colaborador está uniformizado, ele está mostrando onde trabalha. Assim, no caso de um acidente no trajeto ou uma emergência fora do local de trabalho, as pessoas que realizarem um primeiro atendimento saberão onde procurar pessoas que possam ajudá-lo.

Essa identificação também é muito importante para determinar autoridade sobre um determinado assunto ou serviço. Uma pessoa uniformizada terá uma credibilidade maior para falar de assuntos relacionados à empresa ou a algum tipo de produto ou serviço oferecido por ela.

Os benefícios financeiros também são interessantes para o funcionário. Muitas vezes, o uso de uniformes evita o desgaste de roupas comuns para sair em ocasiões especiais, permitindo que o usuário gaste menos com esse tipo de roupa.

Além disso, o uniforme evita o estresse de ficar pensando em combinações e montando visuais para o momento do trabalho, permitindo que o colaborador se sinta mais à vontade de uma maneira padronizada com uniformes profissionais SP.

Todas estas vantagens são bons argumentos para você trabalhar a uniformização de sua companhia, mas muitos empresários ainda têm dúvidas e receios quanto a esse tipo de mudança, principalmente pelo custo inicial de produção dos uniformes.

Conhecer sua empresa é um ponto importante para você usar com qualidade esse tipo de ação. Isso porque todas as companhias podem se adaptar ao uso de uniforme, dada a devida atenção a suas peculiaridades.

Os tipos de roupa, materiais e produtos utilizados na confecção devem ser pensados com antecedência, para criar uma camisa polo uniforme que faça sentido com o ambiente e que ajude a transformar a imagem da empresa.

Por isso, adaptar a uniformização a sua realidade é um passo importante para você trabalhar com este recurso de maneira mais efetiva, conquistando um espaço único no mercado.

Usando uniformes em sua empresa

Todas as pessoas sabem o que é um uniforme e qual a sua função. Desde crianças, as pessoas são acostumadas a utilizar uniforme em escolas, cursos e outras atividades. 

Entretanto, salvo em alguns setores em particular, esta não é uma regra no mercado de trabalho.

Muitos empreendedores ainda não entendem a importância de usar uniforme e porque isso deve ser realizado de maneira simples e direta, para você trabalhar com mais efetividade em sua empresa por diversos motivos.

Entender o motivo de usar uniformes sociais em SP é importante, além de ser o primeiro passo em um caminho de mudança que pode se tornar muito eficiente para sua empresa como um todo.

Mudança de ambiente

Um dos pontos claros para a utilização de uniformes em sua empresa é a questão da organização e da formalidade. Todo o ambiente empresarial muda quando você consegue trabalhar com padronizações.

O uniforme é uma importante ferramenta de comunicação entre equipe e gestão, uma vez que um funcionário com o uniforme é parte de uma equipe, uma peça importante que faz parte de um processo ainda maior.

Além disso, a identificação de cada colaborador fica muito mais fácil quando ele está usando camisas personalizadas em MG, uma vez que você saberá onde procurar as informações relevantes como em um crachá.

A vestimenta padrão garante também um nível maior de igualdade, uma vez que todos estão usando o mesmo padrão de vestimenta. 

Em empresas que não tem esse tipo de ação, não é incomum que algumas pessoas se sintam desconfortáveis com a questão do vestuário.

Existem diversos motivos que podem incomodar um colaborador por conta de suas roupas, como por exemplo:

  • Corpos diferentes do padrão;
  • Diferenças de poder aquisitivo;
  • Estilos diferentes;
  • Diferenças de gênero.

Já com o uniforme, todos estão trabalhando da mesma maneira, com as mesmas roupas fornecidas pela empresa. Neste caso, todos terão um uniforme criado para suas especificações, o que garante mais tranquilidade e conforto dentro deste tipo de ação.

Em algumas profissões, o uniforme pode ser integrado a peças de segurança do trabalho, os EPIs (Equipamento de Proteção individual).

É o caso de macacões, coturnos, luvas e outras peças de vestuário que podem acabar salvando vidas e podem ser encontradas em uma loja de epi ABC, e são muito utilizadas em indústrias variadas e no mercado de construção civil, onde há um risco estrutural para a execução do trabalho.

Fortalecimento de marca

O uniforme é uma excelente maneira de causar uma boa primeira impressão.

Quando toda sua equipe está utilizando o vestuário referente a sua ação, com destaque para seu logo e as cores de sua identidade visual, seus colaboradores se tornam parte de sua ação de marketing.

Por isso, é importante que sua logomarca esteja em um local de destaque no figurino. Dessa maneira, você consegue apresentar com mais autenticidade esse tipo de ação. Com relação às cores, é ideal trabalhar com algum tipo de harmonia no visual.

Muitas vezes, contar com uma confecção profissional ou uma loja de EPI para eletricista pode ser a melhor saída, para que você possa desenhar um uniforme com suas especificações que ainda assim será confortável e utilitário.

A qualidade do tecido e da própria modelagem da roupa também devem ser avaliados. É uma peça de vestuário que ostenta sua marca, e por isso ela deve ter uma qualidade superior.

Quanto mais bem produzido for o uniforme, maiores são as chances de ele causar um bom impacto. Isso ajuda a apresentar a cultura da empresa para novos meios, o que acaba sendo muito relevante para a marca em si.

Os tamanhos também devem ser verificados antes da confecção, principalmente se houver algum tipo de tamanho especial para ser solicitado. Quando você trabalha com uniformes, roupas muito largas ou muito apertadas podem passar um sinal de desleixo.

Portanto, reunir todos estes elementos é muito importante para você ter resultados em suas estratégias, como distribuir mascara de tecido algodão preço para todos os seus colaboradores.

Ferramenta para realizar ações de marketing

Existem muitas ações de marketing que podem ser realizadas com a utilização da uniformização de sua empresa. Quando um colaborador está uniformizado, ele involuntariamente se torna um divulgador da marca.

O simples fato de o funcionário pegar um ônibus ou caminhar até sua residência usando o uniforme faz com que a marca seja vista por diversas pessoas, de forma similar a uma propaganda de outdoor ou de rua.

Por conta disso, é muito mais fácil abordar novos clientes quando eles sabem quem você é e o que faz. De forma sutil, sua marca entra no subconsciente das pessoas e será lembrada de maneira mais agradável quando houver uma abordagem.

O contato com o público é algo natural para o fardamento, e seus colaboradores não precisam fazer nenhum tipo de ação para intensificar essa procura. O simples ato de estar vestido se torna uma estratégia de marketing.

Esse tipo de ação ainda vai além, tendo em mente que sua marca pode alcançar uma série de lugares que outras mídias não alcançariam, uma vez que você chega em todos os contatos que cada um de seus colaboradores passou durante o dia.

Conforto para os colaboradores

Quando estiver escolhendo o uniforme certo para sua empresa, opte sempre por itens confortáveis. Esse tipo de uniforme ajuda o profissional a se sentir com mais autoestima e ajuda a praticar o trabalho de forma muito mais efetiva.

O clima organizacional de uma empresa em que todos se sentem bem consigo mesmos é muito maior, permitindo que você trabalhe com uma produtividade por conta destes elementos.

Considerações finais

A utilização de uniformes pode ter uma série de benefícios importantes para qualquer pessoa que esteja trabalhando com utilizando eles, o que é fundamental para que você consiga aplicar estas técnicas com qualidade em sua empresa.

Dessa forma, a conscientização é o primeiro passo. Evite exigir de seus funcionários o uso de uniformes, mostrando no lugar todos os benefícios que esse tipo de padronização traz para o ambiente de trabalho.

Além disso, apresenta benefícios pessoais para seus colaboradores, que poderão trabalhar de maneira mais tranquila e sem se preocupar com gastos de roupas e acessórios para as roupas de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, Eu sou Marco Macei, fundador do blog Marco da Moda. Atualmente moro na cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Amo séries e as minhas preferidas são: Breaking Bad, Stranger Things, Game of Thrones e, mais atual, Altered Carbon. Adoro filmes de ficção científica, aventura e comédia. Quer me deixar feliz? Só me dar pipoca que já é o suficiente.

Deixe um comentário