A importância da etiquetação para as roupas de sua loja
Já pensou sobre o motivo da etiquetação de roupas não ter saído de moda? Neste artigo vamos te explicar como uma simples atitude como colocar a etiqueta em suas roupas à venda pode te ajudar a consolidar o processo de compra.
O uso de etiquetas para empreendimentos que possuem peças de roupa como produto não perdeu seu brilho e ainda é muito visado como meio de comunicação com o cliente.
Quais as informações que uma etiqueta deve conter?
As etiquetas de roupas servem como um meio de comunicar ao potencial comprador sobre o que está adquirindo, o valor e os cuidados para aumentar a vida útil da sua roupa.
Nas etiquetas é recomendado que você coloque:
- Valor;
- Código de barras;
- Nome do produto;
- Composição;
- Informações sobre conservação e lavagem.
Se você vende peças de roupas de determinadas marcas ou empresas e deseja colocá-las em promoção, a etiqueta deve ser uma ferramenta para chamar a atenção do consumidor
Neste caso, é essencial que conste o valor promocional em tamanho aumentado e o valor anterior menor, a fim de que o cliente possa ter uma comparação e concluir se o produto realmente está valendo a pena, dentro de suas condições financeiras.
Pense também em um bom contraste de cores para que as informações fiquem visíveis como amarelo e preto ou preto branco e vermelho.
Assim, o seu material promocional de empresas terá maior visibilidade, com informações claras e chances aumentadas de sucesso nas vendas.
8 principais benefícios da etiquetação de roupas
Aqui vamos te apresentar 8 principais benefícios que o hábito de colocar etiquetas nas roupas que você vende podem trazer ao seu negócio.
1. Voz e postura da marca
Como a etiqueta não serve apenas para informações básicas, você pode personalizar sua marca com o acréscimo de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Por exemplo, colocar dicas de combinação com outras peças, curiosidades sobre o corte do tecido, celebridades que já fizeram uso da roupa dentre outros podem ser informações cativantes ao consumidor que se interessa por moda.
2. Conexão com os clientes
Como estamos na era digital, o consumidor sempre quer receber as informações de modo imediato, o que se aplica para o varejo de roupas.
O fácil acesso à informação torna o cliente mais satisfeito por não precisar perguntar a um atendente sobre o produto.
Uma etiqueta bem produzida e grande pode atrair mais olhares do consumidor e mexer com sua mente. Conforme a personalização que der à etiqueta, pode instigar o cliente a executar a compra.
3. Aumento das vendas
A etiquetação pode servir como uma importante ferramenta para alavancar suas vendas. Além de conter as informações básicas, a etiqueta pode servir como um meio de fornecer descontos na peça ou em outras, inspirando o consumidor.
O desconto, por exemplo, de 30% em cada unidade, levando a partir de 5 peças, pode instigar o consumidor à compra, estando a informação constante nas etiquetas.
4. Personalização
Você pode personalizar as etiquetas conforme o logo, paleta de cores, missão, visão e valores de sua marca. Pode ser feita também pensando no comportamento do público alvo.
Por exemplo, se você vende camisetas para um público gótico, pode pensar no uso de tons mais escuros para o design, com letras brancas.
Para venda de camisetas promocionais para este mesmo público, pode-se planejar um modelo de etiqueta diferenciado, que chame a atenção por meio da realocação das cores, mantendo os mesmos tons escuros, e do tamanho da letra.
5. Instruções de cuidados
É importante para o consumidor saber como cuidar do produto que está prestes a adquirir. Sendo assim, o fornecimento de instruções para o cuidado com o produto são um benefício importante que as etiquetas proporcionam.
Um texto breve e direto ou uso de imagens sobre os cuidados, além de ensinarem o cliente a cuidar da sua peça de roupa, passam maior credibilidade e confiança de que o tecido realmente é de qualidade.
6. Informações importantes
A qualidade do tecido também é essencial aos olhos do cliente. A etiquetação contribui nesse aspecto, permitindo que você coloque a informação sobre composição do tecido ao acesso do cliente.
7. Potencial de marketing
A personalização permite com que você adicione informações relevantes ao público-alvo. A colocação de curiosidades sobre as peças ou combinações recomendadas por estilistas potencializa o marketing do seu produto de modo único.
8. Singularidade da marca
Etiquetas grandes e com o logotipo da sua marca podem expandir a perspectiva dos clientes. Muitos até fazem coleção dessas etiquetas, quando impressas em boa qualidade e bem projetadas de modo a chamar a atenção.
Projetando sua etiqueta
Agora que você já sabe qual a importância da etiqueta para venda de suas peças de roupa, vamos te ensinar como planejar uma etiqueta bacana para alavancar suas vendas.
O design de sua etiqueta deve ser pensado a partir de formato e tamanho, paleta de cores, conteúdo, material a ser confeccionado e posição na peça de roupa.
1. Formato e tamanho
Você deve ter em vista como quer que sua etiqueta seja lembrada. Geralmente, etiquetas grandes permitem maior inserção de informações e de detalhes visuais são uma boa escolha.
Além disso, os formatos geométricos são bem-vindos pois passam um ar moderno à sua marca.
2. Paleta de cores
A paleta de cores de sua etiqueta não deve fugir à que foi empregada no logotipo. Por exemplo, se o seu logo possui tons terrosos, a etiqueta pode ser confeccionada com a mesma paleta, alternando entre tons claros e escuros.
O preto, branco e cinza, geralmente podem ser incorporados para escrita nas etiquetas, uma vez que são tons mais neutros que ornam bem com as demais paletas.
3. Conteúdo
O conteúdo deve ser pensado com base no seu público-alvo. É importante que constem o valor, composição, instruções de cuidado e nome da peça para que o cliente saiba o básico que precisa para comprar.
Por isso, pense em um modelo de etiquetas adesivas para código de barras associadas a um QR Code. Você pode promover interatividade do seu público com acesso a curiosidades e descontos por meio desses códigos.
4. Material
Sempre busque um material resistente e maleável. Isso aumenta a durabilidade da etiqueta uma vez que a manipulação das peças é constante para verificação da textura do material.
Se você busca maior qualidade e durabilidade nas etiquetas para suas peças de roupa, pode pesquisar por algum fabricante de etiquetas de composição nylon ou ainda o uso de impressoras térmicas, que tem revolucionado o mercado.
5. Posição
Não esqueça de pensar em qual posição da peça a etiqueta será colocada. Isso permite que você planeje melhor a direção da escrita, a posição do logotipo e a colocação das cores a fim de facilitar a visualização e leitura.
Impressoras térmicas para etiquetas
As etiquetas obtidas por meio de impressoras térmicas podem ser muito interessantes por conta das vantagens que apresentam.
Ao contrário de impressoras matriciais (as convencionais que conhecemos para imprimir em sulfite), as termoimpressoras apresentam muitos benefícios, como:
- Impressão sobre materiais plásticos;
- Criação e impressão de etiquetas resistentes a água;
- Impressão de uma etiqueta por vez e já no tamanho pré-estabelecido;
- Durabilidade;
- Personalização.
Para você que deseja ter mais autonomia e não necessitar de gráficas, essa é uma boa pedida. Você pode adquirir a termoimpressora em diversos sites.
Contudo, tenha em mente que terá de comprar periodicamente o ribbon para impressora, que é um tipo de filme especial usado para a impressão do tipo térmica.
Organização das peças
Organizar suas peças seguindo um critério pode passar muita credibilidade aos seus clientes. Para isso, faça uso de araras e cabides personalizados com design moderno ou decore sua loja com objetos condizentes ao interesse do seu público.
Para ter mais ideias de como organizar suas roupas, você pode pesquisar por “acessorios para loja de roupas” e se inspirar para organização do seu negócio.
Considerações finais
A etiqueta para peças de roupa está mais em alta do que nunca. Hoje, o hábito de colocar etiqueta nas suas roupas para venda passa credibilidade e agiliza o processo de venda, tornando o consumidor mais propenso à aquisição.
Se desejar, projete uma etiqueta lacre de segurança a fim de evitar que suas peças possam ser afetadas.
Portanto, pense em algo mais discreto, que não chame tanto a atenção do consumidor a ponto de desviá-la da etiqueta principal.
A termoimpressão é uma solução interessante para seu negócio. Contudo, se você preferir não optar por imprimir suas próprias etiquetas, pode procurar por alguma fabrica de etiquetas adesivas que forneça esse tipo de serviço.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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