Martech - Da teoria à prática: Um guia para empresas modernas
Desde o gerenciamento de dados e automação de campanhas até a análise preditiva e personalização da experiência do cliente, os martech benefícios oferecem soluções para agilizar processos, melhorar a segmentação e aumentar a conversão.
O termo Martech significa marketing technology, e se refere ao uso de ferramentas e tecnologias para otimizar as estratégias de marketing e alcançar os consumidores de maneira mais eficaz.
- O que é Martech e como funciona?
- Os maiores desafios do Martech
- Integração de dados: o desafio crucial para um Martech eficaz
- CDP: a chave para superar os desafios de integração de dados no Martech
- Escolhendo as ferramentas certas: um guia para um Martech bem-sucedido
- Medindo o ROI do Martech: comprovando o valor do investimento
- Cultura data-driven: a base para um Martech eficiente
- Conclusão
O que é Martech e como funciona?
Martech é a junção de dois termos do inglês, “mar” (marketing) e “tech” (tecnologia), e corresponde a soluções tecnológicas, como um software ou uma ferramenta digital, com o propósito de otimizar o funcionamento do trabalho do marketing.
Os principais Martech benefícios seriam a automatização de certos processos do marketing digital, como tarefas de rotina, coleta e mensuração de dados de larga escala, o monitoramento das ações de marketing de sua empresa, oferecimento de novas perspectivas e até mesmo o auxílio no planejamento do marketing.
Os maiores desafios do Martech
O Martech é alicerçado por tecnologia e dados, logo os maiores desafios para um Martech estão relacionados a esses. Esses dados estão certos? Esses dados estão relacionados ao que preciso saber?
Essas perguntas são algumas das essenciais para o marketing digital tomar as decisões corretas, e qualquer falha na hora de obter e ler tais dados pode resultar em decisões erradas.
Integração de dados: o desafio crucial para um Martech eficaz
Após a obtenção dos dados há um grande obstáculo final para ele ter utilidade, e isso é a integração deles. Se, logo de cara, seu foco é pegar o máximo de informação possível, depois deve-se transformar esses dados brutos captados de diversas fontes diversas em informação útil.
Vale notar que a integração de dados não é a mesma coisa que integração de sistemas. Na integração de sistemas diferentes softwares operam de forma coordenada, já na integração de dados fontes diversas têm seus dados unificados em um mesmo ambiente para análise.
CDP: a chave para superar os desafios de integração de dados no Martech
A solução para a integração de dados tem nome: CDP (Customer Data Platform, ou em tradução livre: “Plataforma de Dados do Cliente”). Mas afinal, o que é CDP e como isso ajuda uma empresa?
Os CDPs são plataformas que juntam os dados de várias fontes e criam perfis completos de clientes, personalizados de acordo com o crivo da empresa e cujos dados são agrupados de forma eficiente para uma leitura mais precisa.
Escolhendo as ferramentas certas: um guia para um Martech bem-sucedido
Para cada necessidade há uma ferramenta para atendê-la. Talvez o exemplo mais famoso de Martech seja o Google Analytics, um serviço oferecido pelo Google para acompanhar e relatar o tráfego de um site ou aplicativo, mostrando o que está funcionando e o que não está em sua estratégia de marketing.
O Hubspot Hub é outra ferramenta de marketing que te ajuda a criar ofertas e mensagens para seu público e tem recursos como criador de formulários, gerenciamento de redes sociais e o marketing por SMS.
Por último vale notar a Hootsuite, a plataforma que integra as principais redes sociais do mundo permite o melhor gerenciamento deles para expandir sua marca. Nessa plataforma você pode agendar publicações, fazer a seleção do conteúdo, gerenciar equipes e muito mais numa só plataforma.
Medindo o ROI do Martech: comprovando o valor do investimento
Se ainda houver dúvidas de se vale a pena o investimento em Martech podemos medir o seu ROI (Retorno Sobre Investimento) e determinar se houve o lucro esperado ao calcular o valor da Receita subtraído do valor dos Custos, dividindo o resultado pelos Custos novamente e por último multiplicar por 100 para enfim chegarmos em seu percentual.
Quanto maior o resultado do cálculo do ROI, melhor para sua empresa, mas tão importante quanto obter lucro nesse processo é vital questionarem se o retorno foi abaixo do esperado, traçando novas estratégias para mudar esse resultado.
Cultura data-driven: a base para um Martech eficiente
Um bom Martech é um Martech que sabe se beneficiar da cultura data-drive. A cultura data-driven nada mais é do que o direcionamento de uma empresa em estratégias de marketing baseada em dados. Essa cultura se baseia nos dados e na matemática como os indicadores mais eficazes possíveis na hora de trabalhar o marketing do seu negócio.
A adoção dessa estratégia gera grandes vantagens para a empresa graças a seu valor preditivo, com seus analistas podendo notar tendências de mercado, otimizar processos e o tempo gasto pelos funcionários e atender melhor seu público-alvo.
Conclusão
Em um cenário onde 98% das empresas do Brasil já adotaram os Martech benefícios em suas operações, muitas ainda têm dificuldade na hora extrair todo o potencial de suas ferramentas. Por isso, uma empresa especializada em marketing digital e análise de dados, como a Aunica Interactive Marketing, pode ser todo o diferencial que você precisa para transformar seus dados em resultados.
Espero que o conteúdo sobre Martech - Da teoria à prática: Um guia para empresas modernas tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Tecnologia e Internet
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