
6 erros que os homens cometem ao usar roupa social

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de moda masculina de hoje, nós vamos ver 6 erros que os homens cometem ao usar roupa social. Confiram tudo para não errar mais!
Quando optamos por usar uma roupa social é porque queremos ficar com um visual mais alinhado, elegante, porém quando erramos, conseguimos um efeito contrário da proposta inicial. Às vezes, chega a ser pior do que usar calça jeans com camiseta da eleição passada.
Erros que os homens cometem ao usar roupa social
1 – Cor da gravata mais clara que a da camisa social
Vamos começar pelo acessório mais usado com as peças sociais, a gravata. Ela pode melhorar ainda mais seu visual, ou estragar caso não seja feita uma boa escolha. Existe uma regra que fala que, a cor da gravata tem que ser mais escura que a da camisa social, nunca pode ser mais clara, pois vai deixar o homem com ar de “mafioso”.
Apesar de saber dessa regra, nunca tinha reparado nisso, até que um dia, numa festa da minha sobrinha, chegou um rapaz usando um terno preto, camisa preta e uma gravata vermelha com estampa poá (bolinhas brancas). Tentem imaginar isso.
Lembrem-se, a cor da gravata é sempre mais escura, pode ter estampa, mas a cor de fundo deve seguir esta regra. Caso vocês gostem de usar terno preto com camisa preta, a única solução seria colocar uma gravata também preta, mas na minha opinião vai ficar um visual carregado, mórbido. Se for costume e camisa social preta, pode dispensar o uso da gravata.
Contudo, a melhor solução para este caso é não usar uma camisa preta, prefira cores mais claras, com a branca, a cinza, os tons pastéis claros (estes são os mais indicados) e etc.
2 – Terno largo ou apertado demais
Outro erro muito comum é vestir um terno ou costume largo ou apertado demais. Quando muito largo, parece que o “defunto era maior”, como costumam dizer. Fora que a elegância que este tipo de vestimenta pede, escorre pelo ralo. Ao comprar um terno, prefiram as lojas que possuam uma costureira ou alfaiate para realizar os ajustes, ou mandem fazer sob medida.
Já se ficar apertado demais, vai passar a impressão de ter sido vestido a vácuo. Sabem quando o botão da camisa parece que vai estourar, então é disso que eu estou falando. Geralmente, isto ocorre quando o homem é mais musculoso.

Para quem gosta de roupa mais justa, prefiram os ternos e costumes com modelagem Slim Fit, pois não ficam apertados e nem largos demais.
3 – Cores vibrantes
As cores vibrantes, como o vermelho, amarelo e laranja, por exemplo, são um dos erros que os homens cometem ao usar roupa social. Prefiram as cores mais neutras e os tons pastéis que são mais suaves.
Este erro eu percebo muito entre os homens evangélicos, pois já vi vários deles usando camisa social com cor laranja, amarelo, vermelho ou azul vibrante. Não fica legal e assim como nas dicas anteriores, vai tirar toda a elegância do visual.
Acima, o modelo Hugo Rodriguez até está usando um sapato modelo Mocassim na cor laranja, mas percebam que, por ser em tom pastel, ficou mais suave e não agrediu os olhos.
4 – Calça jeans com sapato social
Sim, calça jeans não costuma combinar muito com sapato social, alguns profissionais da moda até condenam tal combinação. A dica aqui é ou trocar a calça jeans por outra em sarja, ou trocar o sapato social por um mais casual, como um dockside ou mocassim, a propósito.
No look acima, o sapato social foi combinado com uma calça de alfaiataria sendo uma boa opção para quem quer um visual mais alinhado. Abaixo, o modelo está usando calça jeans com sapato. Bugaram né, calma que tem explicação.
Neste caso, só ficou legal a composição porque a calça jeans é na modelagem Skinny, ou seja, é mais justa nas pernas e termina antes do dorso do pé. Se fosse mais larga e encostasse no sapato, ficaria bem estranho.
5 – Terno marrom
Não sei de onde que tiraram que terno marrom é bonito, é muito feio, quero pagar a minha língua e encontrar um terno ou costume marrom que eu ache bonito. Acho que é a cor mais estranha que se pode escolher para uma peça social.

Dependendo do tom de pele da pessoa, fica pior ainda. Para os homens com a cor da pele mais escura, fujam do marrom em roupas sociais, corram para longe. Pelo o que percebo, o marrom em ternos e costumes envelhece a pessoa, outro ponto negativo.
O marrom só se salva nos sapatos sociais em couro ou camurça. Com relação as cores que se derivam do marrom como bege, por exemplo, ficam legal em calças de sarja ou alfaiataria, bermudas, casacos e sobretudos.
No look social casual acima, a cor de fundo é uma variante do marrom. Percebam que o fato de ser bem mais suave, não casou os “problemas” que relatei acima.
Para ler mais sobre dicas de moda masculina, vejam em: Moda Masculina.
6 – Calça social com camiseta
Igualmente estranho é ver homens usando calça e sapato social com camiseta. Sei lá, me dá a impressão de que a pessoa se vestiu pela metade, fora que o look não fica nem casual e nem formal.
A solução neste caso é trocar a calça social por uma em sarja. O sapato até pode ser social, mas troque por um com cadarço, pois são mais casuais e despojados.
Para quem deseja ficar com um visual mais alinhado, mas não formal demais, o legal é usar um costume com camiseta e tênis como fez o modelo da foto acima. O que vocês acharam?
Onde comprar:
Abaixo vou deixar alguns links de peças que eu encontrei à venda na Submarino e Americanas. Caso vocês adquiram os produtos por meio destes links, vão estar ajudando na continuação do blog.
- ÓCULOS ADIDAS ORIGINAL'S AVINYO
- CAMISA SOCIAL CALVIN KLEIN AZUL CLARO
- CALÇA SLIM CALVIN KLEIN
- CAMISA SOCIAL CALVIN KLEIN ALGODÃO BRANCA
INDICAÇÃO DE LEITURA:
ROUPA SOCIAL MASCULINA: ENTENDA AS DIFERENTES PEÇAS
MACACÃO MASCULINO: DICAS DE COMO USÁ-LO
LOOKS DE ACADEMIA PARA VOCÊ SE INSPIRAR
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem nos comentários qual destes erros que os homens cometem ao usar roupa social vocês já viram por aí.
Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!
Deixe um comentário
Exclusivamente para você