5 dicas para crescer a barba

5 dicas para ajudar no crescimento da barba

Olá, tudo bem com vocês? Eu sou Marco Macei, sejam muito bem-vindos ao meu blog. No post de hoje resolvi abordar um assunto que muitos homens gostam: o crescimento da barba.

Quer ter aquela barba tipo lenhador ou somente mais preenchida? Então vamos ver 5 dicas que podem contribuir para o crescimento de sua barba.

Inspiração barba Zac Efron

Mas antes quero deixar registrado que o post de hoje foi inspirado e baseado num vídeo do blogueiro Coloral December (Leandro Leal) do blog Macho Moda. Por isso, vou deixar ao final o vídeo que ele produziu para vocês assistirem.

Outra informação que deve ser dita e muitos já devem ter escutado, é o fator genético. É ele que vai determinar se vocês terão barba ou não e como ela será.

Contudo, hoje em dia, existem alguns métodos que podemos utilizar para ter a tão sonhada barba, já que nosso corpo não nos privilegiou com ela. Agora, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

1) Vitaminas

Manter uma dieta rica em vitaminas pode beneficiar o crescimento da barba. Podem ser obtidas através da alimentação ou da suplementação com vitaminas do complexo B e outras, como a vitamina D que beneficia a fase anágena, que é a fase de crescimento dos fios.

Ferro e zinco também são importantes neste processo de crescimento do pelos, tanto dos cabelos quanto os da barba.

A vitamina que é o hype do momento é a Biotina. Também conhecida como vitamina B7 ou H, tem sido muito utilizada por pessoas para melhorar o crescimento dos cabelos e barba.

Biotina ou vitamina H

O mais legal que há diversos estudos científicos que comprovam a eficácia dela, inclusive na redução da queda capilar.

2) Limpeza de pele

Isso mesmo, manter a pele limpa, além dos benefícios já conhecidos de evitar o surgimento de cravos e acnes, desobstrui os poros e os folículos dando passagem para o crescimento dos fios.

Dica: Lavar o rosto no mínimo duas vezes ao dia, de manhã e à tarde ou à noite. Se a pele for mais oleosa, usar um gel de limpeza facial próprio para ela.

Outra sugestão é esfoliar o rosto pelo menos uma vez na semana que trará os mesmos benefícios citados acima.

Já fiz um artigo sobre os produtos que eu uso para limpar e esfoliar meu rosto. Para mais informações, veja em: 5 dicas para evitar cravos e espinhas.

3) Minoxidil

O Minoxidil tornou-se bastante popular entre os homens por promover o crescimento dos fios, tanto do cabelo quanto da barba. Vem sendo utilizado para crescer cabelo, barba e até mesmo as sobrancelhas.

No YouTube há vários vídeos de homens que usaram este remédio por um período de aproximadamente 6 meses e conseguiram ótimos resultados, só procurar que tem aos montes.

minoxidil cabelo e barba

Mas, como o minoxidil funciona? De uso tópico, ele estimula a circulação sanguínea, pois tem função vasodilatadora que faz com que o fio cresça. Porém, nem todos vão se beneficiar do efeito do remédio.

Para que o fio cresça, a região deve ter os folículos capilares e em alguns casos eles não estão presentes (devido ao fator genético) e de nada vai adiantar usá-lo. Façam teste por dois ou três meses, se não aparecer nenhum resultado satisfatório, quer dizer que você não possui esses folículos, como eu já citei.

Caso queiram iniciar um tratamento, procurem seu dermatologista que ele possa avaliar a sua situação e indicar o tratamento mais adequado para vocês.

4) Exercícios Físicos

Praticar exercícios físicos ajuda manter em equilíbrio os níveis de testosterona que são importantes no estímulo do folículo capilar e no crescimento dos fios.

Ah, então se eu usar testosterona minha barba vai crescer? Não, pode até ter efeito contrário e fazer cair todo seu cabelo, devido ao excesso do hormônio no organismo.

Outro benefício dos exercícios físicos é a melhora na circulação sanguínea que vai impactar todo o corpo, pois, como já foi dito, é um dos principais fatores no crescimento da barba.

Para quem é praticante de musculação, os exercícios que mais contribuem para elevar naturalmente a testosterona são: o agachamento e o levantamento terra. Contudo, são exercícios mais avançados e devem ser supervisionados para não ocorrer lesões indesejadas e prejudiciais à saúde.

5) Descanso

Extremamente importante, o descanso diminui o hormônio chamado cortisol que, quando em altas taxas no organismo, além de outros problemas, bloqueia o crescimento dos fios e, em algumas pessoas, até os faz cair.

descanse por 7 a 9 horas

Então, durmam entre 7 e 9 horas de sono e evitem situações que elevem seus níveis de estresse, pois também faz aumentar o cortisol no organismo.

A diversão também é indicada para diminuir o cortisol. Assistam uma boa comédia, vão ao cinema ou parques, enfim, tudo o que vocês gostam de fazer nos momentos de lazer.

Outras dicas

Para os ansiosos de plantão, existem alguns truques de maquiagem que podem ser feitos para parecer que a barba é mais cheia. Eu estou falando dos preenchimentos com lápis de olho, sombra ou, até mesmo, henna.

Para esta dica, vou deixar um vídeo de outro blogueiro, o Fabiano Okabayashi ensinando como fazer o preenchimento da barba com sombra de olho.

E como prometido, vou compartilhar abaixo o vídeo do Coloral December, onde ele trata do mesmo assunto deste artigo. Espero que gostem.


INDICAÇÃO DE LEITURA:

5 ESTILOS DE BARBA PARA VOCÊ SE INSPIRAR

PORE PENETRATING: ESFOLIANTE DA AVON PARA COMBATER CRAVOS E ESPINHAS

BARBA CURTA: ESTILOSA E SIMPLES DE SE MANTER


Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Compartilhem nas redes sociais e contem aí nos comentários quais as dicas, para o crescimento da barba, que vocês mais curtiram e pretendem fazer. Eu indico fazer todas.

Sigam as redes sociais do blog clicando nos ícones do lado direito do site. Um abraço a todos e até a próxima!

Deixe uma resposta