4 curiosidades sobre a calça cargo
O modelo dos anos 1940 está de volta com várias opções e formatos
Descolada, moderna e urbana, a calça feminina cargo já esteve presente diversas vezes na vida das pessoas. Ela é uma das coringas do ciclo da moda, passou por várias gerações e está de volta com tudo.
Presente em diversos desfiles e passarelas no ano passado, as queridinhas da nova geração são antigas e tem muitas bagagens e histórias para contar. Ela começou a ser vista depois de anos sumida e está cada vez mais em alta entre as blogueiras e influenciadoras de moda. Mas você sabia que as calças cargo tem muitas curiosidades inusitadas? Continue a leitura e confira.
1. Criada para a guerra
A peça do momento foi desenvolvida nos anos 1940, inicialmente para serem usadas pelo exército britânico. Os bolsos, que são a marca registrada dela, eram utilizados para abrigar as munições usadas pelos soldados, garantindo mais agilidade e mobilidade na guerra.
Por volta de 40 anos depois, na década de 1980, as calças de modelo cargo passaram a ser usadas pela sociedade como um todo, ganhando um ar mais esportivo e casual e fazendo parte de diversos movimentos culturais da época.
2. Vai e volta da moda
Como falado anteriormente, as calças cargo já passaram por várias gerações. Nos anos 1980, elas começaram a ser utilizadas e depois voltaram no fim da década de 1990 e início dos anos 2000.
Após uma pausa de quase 20 anos, elas voltaram a ser vistas em 2019, e no ano passado, 2021, vieram com tudo nos Fashion Weeks ao redor do mundo, virando uma febre entre a população.
3. Muitos bolsos
Originalmente, os bolsos tinham um motivo muito pertinente, ajudar os soldados na guerra. Mas, com a chegada do modelo para a sociedade em geral, os bolsos ganharam uma pegada mais estética, como um detalhe que marcasse o modelo.
Mas, de um tempo para cá, os bolsos se tornaram um item indispensável, então as empresas passaram a investir muito nisso, tornando os bolsos a marca deste modelo, principalmente entre as gigantes da moda, como Prada e Louis Vuitton. Além de ser algo muito útil e desejado hoje em dia.
4. Novos modelos
Apesar de ser um modelo com quase 100 anos na sociedade, as calças cargo chegaram a este novo momento totalmente repaginadas e com um ar sofisticado. Elas vieram como um pegada descolada e muito mais urbana, podendo ser totalmente largas e grandes ou mais justas e modeladas ao corpo.
De maneira geral, as novas versões da calça cargo são bem mais versáteis do que as antigas, apesar de ainda terem o estilo militar de sempre. Atualmente, elas têm diversos formatos e modelos, além de cores e tecidos, para encaixarem em qualquer visual e estilo de corpo.
Como usar as calças cargo?
Antigamente, esse modelo de calças era visto como algo para pessoas mais velhas, pois não tinham muitas opções de modelagem e nem um corte muito descolado. No entanto, com as novas opções e a chegada das linhas street urbanas, outros modelos foram sendo criados.
Com um corte mais estiloso e estruturado, que valoriza o corpo e permite mais opções de uso, o modelo atemporal é ótimo para quem quer tentar algo novo e diferente, combinando com diversas peças diferentes.
Com isso, ficou mais fácil encaixar o modelo em várias opções de looks, indo desde modelitos mais casuais até elegantes. Para o dia a dia, a peça pode ser combinada com camisetas oversized e tênis ou moletons e botas, por exemplo. Já para um look mais sofisticado, vale investir em roupas com tecidos mais nobres e um salto alto, por exemplo.
Exclusivamente para você